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dc.contributor.advisorReppold, Caroline Tozzipt_BR
dc.contributor.authorRigon, Daniela Garciapt_BR
dc.date.accessioned2012-01-28T01:19:58Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37001pt_BR
dc.description.abstractOs programas de reabilitação se tecem através de diversas teorias e métodos provenientes de diferentes vertentes filosóficas, sociais e científicas. Um programa de reabilitação neuropsicológica propõe habilitar o indivíduo acometido de alguma lesão cerebral ou não que apresenta dificuldades de aprendizagem, cognitivas ou comportamentais. Assim propõe-se esta analise como possibilidade de uma prática/técnica neuropsicológica que auxilie na evolução dos indivíduos, utilizando materiais livres de conteúdos específicos, que trabalham o indivíduo e as suas dificuldades de maneira global. Em específico, este trabalho visa a refletir sobre o programa de intervenção do Prof. Reuven Feuerstein com a proposta de educação cognitiva-EAM-Experiência da Aprendizagem Mediada e o PEI- Programa de Enriquecimento Instrumental, que podem compor um plano de reabilitação com pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem adquiridas ou não. Serão apresentados os instrumentos e seus objetivos, que buscam promover a excelência cognitiva através da metacognição. Neste programa, o indivíduo é exposto a exigências gradativas de aquisição de conceitos e desempenho cognitivo, nas quais o foco principal é a conscientização do processo pelo qual se desenvolveu o raciocínio de resolução dos problemas. Podem ser aplicados em crianças a partir de nove anos, adultos e longevos, mesmo apresentando dificuldades motoras, pois o que está sendo desenvolvido são as capacidades mentais do sujeito. De acordo com o apresentado nesse trabalho, pode-se concluir que o programa PEI é uma estratégia inovadora e eficaz de tratamento de questões neuropsicológicas avaliadas em programas e testagens específicos de memória, linguagem, atenção e funções executivas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectReabilitaçãopt_BR
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.titleAnálise das premissivas teóricas de Feuerstein e as propriedades de seu programa - PEI - como proposta de reabilitação e intervenção neuropsicológica nas dificuldades de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000788260pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Neuropsicologiapt_BR


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