Elaboração do plano estratégico para uma pequena empresa de prestação de serviços automotivos
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho busca estabelecer uma solução, de simples aplicação, para uma necessidade da empresa Alfa, que também é uma necessidade da grande maioria das micro e pequenas empresas do Brasil, a implementação de práticas administrativas técnicas e com respaldo científico e histórico. A empresa Alfa possui certo controle de suas atividades, no tocante a área operacional, mas está quase totalmente desprovida de técnicas administrativas, que consigam agir diretamente nos problemas mais pontu ...
O presente trabalho busca estabelecer uma solução, de simples aplicação, para uma necessidade da empresa Alfa, que também é uma necessidade da grande maioria das micro e pequenas empresas do Brasil, a implementação de práticas administrativas técnicas e com respaldo científico e histórico. A empresa Alfa possui certo controle de suas atividades, no tocante a área operacional, mas está quase totalmente desprovida de técnicas administrativas, que consigam agir diretamente nos problemas mais pontuais da empresa. O objetivo principal deste trabalho é organizar um plano estratégico que seja de fácil aplicação por um proprietário, que está muito mais envolvido operacional do que administrativamente com a empresa. O método utilizado foi o de pesquisa-ação, sendo esta uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram as entrevistas semi-estruturadas com o proprietário, as pesquisas documentais e a observação participante. O envolvimento do proprietário nas reuniões foi de extrema importância para que os resultados fossem alcançados. Ao todo foram realizados cinco encontros, onde as entrevistas, realizadas nos quatro primeiros, e a reunião de elaboração do plano estratégico, contaram exclusivamente com a participação da pesquisadora e do proprietário. O resultado deste trabalho é de simples aplicação, não implica em mudanças de grande escala, mas proporciona ao proprietário e aos empregados um contato maior com práticas administrativas, em especial nas áreas financeira, de custos e de controle. O plano estratégico elaborado, em conjunto com o proprietário, é o primeiro passo para que a empresa possa manter um processo contínuo de planejamento estratégico, se o primeiro obtiver sucesso, as chances do segundo ser posto em prática são grandes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License