Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPadula, Antonio Domingospt_BR
dc.contributor.authorAguiar, Sílvia Letícia Conzatti dept_BR
dc.date.accessioned2012-01-19T01:20:50Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36704pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca estabelecer uma solução, de simples aplicação, para uma necessidade da empresa Alfa, que também é uma necessidade da grande maioria das micro e pequenas empresas do Brasil, a implementação de práticas administrativas técnicas e com respaldo científico e histórico. A empresa Alfa possui certo controle de suas atividades, no tocante a área operacional, mas está quase totalmente desprovida de técnicas administrativas, que consigam agir diretamente nos problemas mais pontuais da empresa. O objetivo principal deste trabalho é organizar um plano estratégico que seja de fácil aplicação por um proprietário, que está muito mais envolvido operacional do que administrativamente com a empresa. O método utilizado foi o de pesquisa-ação, sendo esta uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram as entrevistas semi-estruturadas com o proprietário, as pesquisas documentais e a observação participante. O envolvimento do proprietário nas reuniões foi de extrema importância para que os resultados fossem alcançados. Ao todo foram realizados cinco encontros, onde as entrevistas, realizadas nos quatro primeiros, e a reunião de elaboração do plano estratégico, contaram exclusivamente com a participação da pesquisadora e do proprietário. O resultado deste trabalho é de simples aplicação, não implica em mudanças de grande escala, mas proporciona ao proprietário e aos empregados um contato maior com práticas administrativas, em especial nas áreas financeira, de custos e de controle. O plano estratégico elaborado, em conjunto com o proprietário, é o primeiro passo para que a empresa possa manter um processo contínuo de planejamento estratégico, se o primeiro obtiver sucesso, as chances do segundo ser posto em prática são grandes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlano estratégicopt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.titleElaboração do plano estratégico para uma pequena empresa de prestação de serviços automotivospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPetroll, Martin de La Martinièrept_BR
dc.identifier.nrb000792921pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples