Elaboração do plano estratégico para uma pequena empresa de prestação de serviços automotivos
![Thumbnail](/bitstream/handle/10183/36704/000792921.pdf.jpg?sequence=3&isAllowed=y)
View/ Open
Date
2011Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho busca estabelecer uma solução, de simples aplicação, para uma necessidade da empresa Alfa, que também é uma necessidade da grande maioria das micro e pequenas empresas do Brasil, a implementação de práticas administrativas técnicas e com respaldo científico e histórico. A empresa Alfa possui certo controle de suas atividades, no tocante a área operacional, mas está quase totalmente desprovida de técnicas administrativas, que consigam agir diretamente nos problemas mais pontu ...
O presente trabalho busca estabelecer uma solução, de simples aplicação, para uma necessidade da empresa Alfa, que também é uma necessidade da grande maioria das micro e pequenas empresas do Brasil, a implementação de práticas administrativas técnicas e com respaldo científico e histórico. A empresa Alfa possui certo controle de suas atividades, no tocante a área operacional, mas está quase totalmente desprovida de técnicas administrativas, que consigam agir diretamente nos problemas mais pontuais da empresa. O objetivo principal deste trabalho é organizar um plano estratégico que seja de fácil aplicação por um proprietário, que está muito mais envolvido operacional do que administrativamente com a empresa. O método utilizado foi o de pesquisa-ação, sendo esta uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram as entrevistas semi-estruturadas com o proprietário, as pesquisas documentais e a observação participante. O envolvimento do proprietário nas reuniões foi de extrema importância para que os resultados fossem alcançados. Ao todo foram realizados cinco encontros, onde as entrevistas, realizadas nos quatro primeiros, e a reunião de elaboração do plano estratégico, contaram exclusivamente com a participação da pesquisadora e do proprietário. O resultado deste trabalho é de simples aplicação, não implica em mudanças de grande escala, mas proporciona ao proprietário e aos empregados um contato maior com práticas administrativas, em especial nas áreas financeira, de custos e de controle. O plano estratégico elaborado, em conjunto com o proprietário, é o primeiro passo para que a empresa possa manter um processo contínuo de planejamento estratégico, se o primeiro obtiver sucesso, as chances do segundo ser posto em prática são grandes. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)