Uma perspectiva pós-construtivista do processo de alfabetização

View/ Open
Date
2010Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como tema central a perspectiva pós –construtivista da Alfabetização e as mudanças que ocasionam no currículo para atingir as crianças de seis anos que estão entrando na escola. Para elucidar esta pesquisa buscou-se o referencial teórico em Piaget, Vygotsky, Emília Ferreiro, Paulo Freire e Esther Grossi. Os principais objetivos do trabalho foram conhecer os caminhos em que acontece a alfabetização, conhecer o novo aluno que chega na escola e conhecer a maneira de avaliar os es ...
Este trabalho tem como tema central a perspectiva pós –construtivista da Alfabetização e as mudanças que ocasionam no currículo para atingir as crianças de seis anos que estão entrando na escola. Para elucidar esta pesquisa buscou-se o referencial teórico em Piaget, Vygotsky, Emília Ferreiro, Paulo Freire e Esther Grossi. Os principais objetivos do trabalho foram conhecer os caminhos em que acontece a alfabetização, conhecer o novo aluno que chega na escola e conhecer a maneira de avaliar os estágios percorridos pelos alunos. O trabalho baseou-se em atividades realizadas em uma turma de segundo ano de uma escola estadual. A partir dos dados analisados observou-se a importância de conhecer esta nova visão do desenvolvimento da lecto-escrita das crianças. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
