Capturando vínculos transferenciais na educação infantil : um “acontecimento” possível no período de estágio curricular
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Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho é um estudo de caso em uma turma de Educação Infantil de uma escola estadual de Porto Alegre. A pesquisa pretendeu investigar a possibilidade da construção do vínculo transferencial entre aluno/professor estagiário durante o período de estágio curricular, proposto pelo curso de graduação em Pedagogia. Esta pesquisa tem como objetivos compreender como foi a construção do vínculo transferencial, levantar indicadores que apontam para o vínculo transferencial e refletir de que m ...
O presente trabalho é um estudo de caso em uma turma de Educação Infantil de uma escola estadual de Porto Alegre. A pesquisa pretendeu investigar a possibilidade da construção do vínculo transferencial entre aluno/professor estagiário durante o período de estágio curricular, proposto pelo curso de graduação em Pedagogia. Esta pesquisa tem como objetivos compreender como foi a construção do vínculo transferencial, levantar indicadores que apontam para o vínculo transferencial e refletir de que modo esse interferiu na aprendizagem dos alunos observados. O referencial teórico utilizado são os estudos de Piaget (1977) para compreender o período de desenvolvimento dos alunos e Kupfer (2005) e Winnicott (1971) para entender a afetividade a partir da transferência. Como resultado, pode-se capturar momentos de transferência a partir do lugar ocupado pela professora estagiária, no curto período do estágio curricular. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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