A questão dos saberes na construção da docência em EJA
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
No trabalho argumenta-se que não é suficiente uma formação teórica para o exercício da docência em geral e, em específico, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo tem como base empírica o diário de campo da experiência de estágio no curso de Pedagogia da UFRGS, numa turma de EJA, cujos registros são analisados à luz de ideias centrais dos referenciais teóricos utilizados. A importância da experiência de vida e de trabalho, do professor e do aluno, para o exercício da docência são analis ...
No trabalho argumenta-se que não é suficiente uma formação teórica para o exercício da docência em geral e, em específico, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo tem como base empírica o diário de campo da experiência de estágio no curso de Pedagogia da UFRGS, numa turma de EJA, cujos registros são analisados à luz de ideias centrais dos referenciais teóricos utilizados. A importância da experiência de vida e de trabalho, do professor e do aluno, para o exercício da docência são analisadas e teorizadas com o apoio de autores do Campo da Educação sobre as relações entre teoria e prática na docência, como Tardif (2000) e Freire (1996). Conforme Freire (1996), o ser humano é educável por ser consciente de sua “inconclusão”, sendo assim o professor também se constitui na presença do aluno, pois quem ensina aprende e aquele que aprende ensina ao aprender. Tardif (2000) argumenta que o trabalho transforma o trabalhador e por sua vez o trabalhador coloca um pouco de si em seu trabalho. As práticas, experiências e saberes que vivenciamos são mobilizados no trabalho docente. Percebe-se com este estudo a importância de da formação teórica integrada à prática, onde são forjados saberes necessários para a docência. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License