“Prof, quer brincar com a gente?”: lembranças de alunos sobre o professor que brinca no espaço escolar
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente pesquisa de conclusão de curso norteou-se na questão “De que maneira a prática do brincar de professores, em especial a minha – com seus alunos dentro do espaço escolar – marca sua presença nas lembranças dos alunos?”. Para seu desenvolvimento, procurou-se compreender qual é o significado de brincar/jogar para os alunos, e analisar como a presença do professor aparece nas lembranças dos alunos sobre a prática do brincar na escola, remetendo a minha ação docente, como forma de reflexã ...
A presente pesquisa de conclusão de curso norteou-se na questão “De que maneira a prática do brincar de professores, em especial a minha – com seus alunos dentro do espaço escolar – marca sua presença nas lembranças dos alunos?”. Para seu desenvolvimento, procurou-se compreender qual é o significado de brincar/jogar para os alunos, e analisar como a presença do professor aparece nas lembranças dos alunos sobre a prática do brincar na escola, remetendo a minha ação docente, como forma de reflexão sobre a mesma. Para tanto e visto que a investigação se caracteriza como de abordagem qualitativa, foram utilizadas ferramentas da pesquisa etnográfica e ancorou-se nos estudos de Darli Collares, Tânia Fortuna, Janet Moyles, entre outros. Os sujeitos da pesquisa foram 16 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de 9 Anos de uma Escola Estadual da zona norte de Porto Alegre, na qual realizei meu estágio curricular obrigatório, da sétima etapa do curso e primeiro semestre do ano de 2011. As entrevistas foram realizadas em três etapas, contemplando o individual e o coletivo na manifestação de ideias. Através dos dados construídos foi possível constatar a importância do professor que leva o lúdico para o ambiente escolar e, principalmente, para a sala de aula, bem como a relevância da intervenção desse adulto perante as brincadeiras dos alunos, como forma de qualificar e possibilitar maiores aprendizagens nesses momentos, além de fortalecer a relação de afeto entre professor-aluno. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License