A escrita tecendo sentidos : um instrumento de criação dos sujeitos
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso é um recorte da vivência de estágio da autora numa classe de alfabetização na educação de jovens e adultos – EJA, ocorrida em Porto Alegre. O estudo versa sobre a importância da escrita, como dispositivo de produção de subjetividades dos alunos dentro da escola. É uma pesquisa exploratória apoiada no referencial teórico de González Rey sobre a produção de subjetividade. O material empírico que deu origem a esse questionamento é o diário de classe constituído ...
Este trabalho de conclusão de curso é um recorte da vivência de estágio da autora numa classe de alfabetização na educação de jovens e adultos – EJA, ocorrida em Porto Alegre. O estudo versa sobre a importância da escrita, como dispositivo de produção de subjetividades dos alunos dentro da escola. É uma pesquisa exploratória apoiada no referencial teórico de González Rey sobre a produção de subjetividade. O material empírico que deu origem a esse questionamento é o diário de classe constituído na experiência docente como campo de reflexão. Durante as práticas pedagógicas, foi possível perceber marcas pessoais dos alunos nas produções escritas elaboradas em sala de aula, fazendo do processo da escrita um meio de subjetivação. As experiências e narrativas se cruzaram e por meio das palavras, sentidos foram buscados. Propomo-nos a pensar que, práticas comumente utilizadas pelos docentes podem se tornar instrumentos potentes para a formação dos educandos. A partir da produção escrita criadora, os sujeitos podem subjetivar-se, produzindo novas reflexões. A escrita então constitui-se em um dispositivo importante na vida dos alunos e compõe outros modos de existência, fortalecendo a autoria destes jovens e adultos que acendem à educação num tempo tardio. Nessa perspectiva a palavra não se apresenta só como código, mas como liberdade, permitindo ações autônomas, críticas e conscientizadoras, contribuindo para o desejo de aprender do aluno. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License