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dc.contributor.advisorHillbrecht, Ronald Ottopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Maria Aparecida dept_BR
dc.date.accessioned2012-01-07T01:19:55Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36104pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as ações do programa Bolsa Família no município de Boa Vista, Estado de Roraima, sua relação com o desempenho escolar dos alunos do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino que não obtiveram êxito na aprendizagem no ano letivo de 2010. A análise revela que o PBF no município de Boa vista é eficaz em relação à transferência de renda no que diz respeito ao objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional da família, porém com relação à condicionalidade educação, observa-se que entre os alunos reprovados a maioria pertence a famílias beneficiadas pelo programa. No que se refere aos programas complementares, cujo objetivo é o de minimizar a situação de pobreza na esperança de que a nova situação familiar permita que seus integrantes ganhem capacidades para se emanciparem, constata-se que as ações executadas são incipientes frente à demanda existente, o que reforça a ideia de que apenas a condicionalidade da frequência escolar para a criança e o jovem estudante, não gera mudanças em curto prazo na situação socioeconômica familiar.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the actions of the Bolsa Familia Program in Boa Vista, Roraima State, its relationship with the academic performance of elementary school students from public municipal schools that have failed in learning of the academic year 2010. The analysis reveals that the BFP, in Boa Vista, is effective in the transfer of income with respect to the goal of ensuring the human right to adequate food, promoting nutrition and food security of the family, but with respect to education compliance, it is observed that among the students who failed the majority belongs to families served by the program. With regard to supplementary programs, whose objective is to minimize poverty in the hope that the new family situation allows its members to gain skills to become independent, it appears that the actions taken are insufficient to meet demand exists, this reinforces the idea that only the conditionality of school attendance for children and young student does‟t generate changes in short time at the family's socioeconomic situation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBolsa Familia programen
dc.subjectPrograma Bolsa Família.pt_BR
dc.subjectInequalityen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPovertyen
dc.subjectDistribuição da rendapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectBoa Vista (RR)pt_BR
dc.titleO programa bolsa família e a condicionalidade educação : o caso de alunos matriculados na rede municipal de ensino de Boa Vista (RR)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000817669pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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