O protagonismo teatral de crianças e pré-adolescentes
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo trata de uma análise docente frente ao trabalho com crianças e pré-adolescentes envolvidos com o fazer teatro dentro e fora de sala de aula. Através dessa prática, enfatizada com os estudantes de 5º ano dentro do estágio curricular do curso de pedagogia, no primeiro semestre de 2010, busquei identificar o protagonismo infanto-juvenil no desenvolvimento da atividade de teatro e sua influência na construção cidadã como instrumento de transformação individual, coletivo e social. ...
O presente estudo trata de uma análise docente frente ao trabalho com crianças e pré-adolescentes envolvidos com o fazer teatro dentro e fora de sala de aula. Através dessa prática, enfatizada com os estudantes de 5º ano dentro do estágio curricular do curso de pedagogia, no primeiro semestre de 2010, busquei identificar o protagonismo infanto-juvenil no desenvolvimento da atividade de teatro e sua influência na construção cidadã como instrumento de transformação individual, coletivo e social. Para desenvolver o trabalho de análise, busquei apoio em alguns mestres consagrados do teatro: Maria Clara Machado, Olga Reverbel, Fanny Amabrovick e Viola Spolin, as quais são ligadas diretamente à educação e Augusto Boal que traz o referencial político social que completa o trabalho. Muitos foram os mestres e colegas pesquisados e todos tiveram maior ou menor contribuição, entretanto, fundamentais na elaboração de todo o Trabalho de Conclusão de Curso. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1398)
Este item está licenciado na Creative Commons License