Familia e escola : uma parceria fundamental
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo surgiu durante o estágio curricular do curso de Pedagogia Modalidade a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desenvolvido com uma turma de alfabetização (segundo ano do Ensino Fundamental). Nessa turma a família dos alunos participava muito pouco da vida escolar dos seus filhos, despertando assim a curiosidade em saber como se dava essa relação. Esse trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da família nos processos de letramento e alfabetização dos alunos. ...
Este estudo surgiu durante o estágio curricular do curso de Pedagogia Modalidade a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desenvolvido com uma turma de alfabetização (segundo ano do Ensino Fundamental). Nessa turma a família dos alunos participava muito pouco da vida escolar dos seus filhos, despertando assim a curiosidade em saber como se dava essa relação. Esse trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da família nos processos de letramento e alfabetização dos alunos. Destaco o papel da família na formação do indivíduo e a importância da sua parceria com a escola, a fim de que a aprendizagem da criança ocorra de forma eficiente e eficaz. Os resultados obtidos durante a análise, reflexão e produção desse trabalho, demonstram que muitas famílias ainda não participam ativamente no processo escolar de suas crianças, havendo a possibilidade de acarretar consequências para o desenvolvimento das crianças, como o desinteresse pelos estudos, desvalorização e carência afetiva, entre outras. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License