O ambiente letrado e sua influência no processo de alfabetização
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A escola onde foi desenvolvida a pesquisa situa-se no município de São Leopoldo em uma localidade considerada de difícil acesso, além de ser bastante carente e apresentar condições sócio-econômicas e culturais precárias, pois não há correios, linha telefônica ou circulação de jornais na mesma, além de comprovadamente haver extrema baixa-escolaridade das famílias e pouca valorização do ensino formal, devido ao trabalho que realizam não requerer nenhum grau de estudo. Este trabalho foi realizado ...
A escola onde foi desenvolvida a pesquisa situa-se no município de São Leopoldo em uma localidade considerada de difícil acesso, além de ser bastante carente e apresentar condições sócio-econômicas e culturais precárias, pois não há correios, linha telefônica ou circulação de jornais na mesma, além de comprovadamente haver extrema baixa-escolaridade das famílias e pouca valorização do ensino formal, devido ao trabalho que realizam não requerer nenhum grau de estudo. Este trabalho foi realizado no primeiro semestre de dois mil e dez, tendo o objetivo de observar e analisar a influência do ambiente letrado na introdução à alfabetização, considerando a importância da promoção de atividades que favoreceram a relação entre letramento e alfabetização, tendo como prioridades a valorização das experiências dos alunos e as atividades significativas, onde leitura e escrita apresentam cunho social, levando em conta a visão de teóricos como Soares, Kleiman e Carvalho acerca dos termos letramento e alfabetização. Foi possível concluir que realmente o ambiente letrado pode ser muito importante na alfabetização dos alunos, principalmente levando-se em conta que muitas crianças têm seu primeiro contato com o ensino formal aos seis anos de idade e chegam à escola com poucas experiências de leitura e escrita. O processo de alfabetização precisa estar intimamente ligado ao letramento para garantir as possibilidades de participação crítica e cidadã dos sujeitos na sociedade atual. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License