O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
Fecha
2010Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este estudo tem por objetivo atentar para o ensino de geografia nos anos iniciais. Neste trabalho apresento a análise de dados baseada em minha prática de estágio, na qual busquei, com as crianças de um 2º ano de uma escola pública estadual, no município de Alvorada, aprofundar o conhecimento sobre o espaço em que vivem e transitam. Como professora titular, diagnostiquei a necessidade dos alunos em operar com as relações espaciais, como a distância da casa x escola e localizar, por meio de repr ...
Este estudo tem por objetivo atentar para o ensino de geografia nos anos iniciais. Neste trabalho apresento a análise de dados baseada em minha prática de estágio, na qual busquei, com as crianças de um 2º ano de uma escola pública estadual, no município de Alvorada, aprofundar o conhecimento sobre o espaço em que vivem e transitam. Como professora titular, diagnostiquei a necessidade dos alunos em operar com as relações espaciais, como a distância da casa x escola e localizar, por meio de representações gráficas, as dependências da escola ou o que está em torno dela. Para isso desenvolvi uma temática direcionada ao ensino da área de geografia. Parti do pressuposto de que a interpretação do lugar onde vivem é fundamental para um aprendizado mais significativo. Portanto usei o projeto de estágio, Além de Minha Casa, com o propósito de levar os alunos a refletirem sobre o meio em que estão inseridos, seja perto ou afastado do convívio familiar. Realizei um planejamento pedagógico que partiu do conhecimento prévio dos alunos, buscando em suas experiências a relação com o contexto geofísico, histórico e cultural do espaço vivido. O projeto teve como princípio uma metodologia flexível que proporcionasse uma dinâmica investigativa, interdisciplinar e reflexiva. Nessa pesquisa busquei investigar o que os autores especialistas apresentam sobre o quê e como ensinar a geografia nos anos iniciais para compreender o espaço vivido. Assim, busco também responder de que modo o ensino da geografia contribui para um olhar mais atento, permitindo, aos alunos, leituras do mundo que os cerca. Refletir teoricamente com os autores como Milton Santos, André Kaercher, Helena Callai, ou pesquisadores como Rafael Straforini, Jader Lopes e Tânia de Vasconcellos, me trouxeram um conhecimento mais consistente sobre como trabalhar a geografia. Deste modo, pude também ampliar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos seus contextos e estabelecer um diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License