Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorComerlato, Denise Mariapt_BR
dc.contributor.authorDornelles, Maria Beatriz Lemospt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:41Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35726pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo atentar para o ensino de geografia nos anos iniciais. Neste trabalho apresento a análise de dados baseada em minha prática de estágio, na qual busquei, com as crianças de um 2º ano de uma escola pública estadual, no município de Alvorada, aprofundar o conhecimento sobre o espaço em que vivem e transitam. Como professora titular, diagnostiquei a necessidade dos alunos em operar com as relações espaciais, como a distância da casa x escola e localizar, por meio de representações gráficas, as dependências da escola ou o que está em torno dela. Para isso desenvolvi uma temática direcionada ao ensino da área de geografia. Parti do pressuposto de que a interpretação do lugar onde vivem é fundamental para um aprendizado mais significativo. Portanto usei o projeto de estágio, Além de Minha Casa, com o propósito de levar os alunos a refletirem sobre o meio em que estão inseridos, seja perto ou afastado do convívio familiar. Realizei um planejamento pedagógico que partiu do conhecimento prévio dos alunos, buscando em suas experiências a relação com o contexto geofísico, histórico e cultural do espaço vivido. O projeto teve como princípio uma metodologia flexível que proporcionasse uma dinâmica investigativa, interdisciplinar e reflexiva. Nessa pesquisa busquei investigar o que os autores especialistas apresentam sobre o quê e como ensinar a geografia nos anos iniciais para compreender o espaço vivido. Assim, busco também responder de que modo o ensino da geografia contribui para um olhar mais atento, permitindo, aos alunos, leituras do mundo que os cerca. Refletir teoricamente com os autores como Milton Santos, André Kaercher, Helena Callai, ou pesquisadores como Rafael Straforini, Jader Lopes e Tânia de Vasconcellos, me trouxeram um conhecimento mais consistente sobre como trabalhar a geografia. Deste modo, pude também ampliar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos seus contextos e estabelecer um diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000795198pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localAlvorada, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples