Portadores de texto
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem como objeto de pesquisa, os diversos portadores de textos trabalhados ao longo do meu estágio curricular no primeiro semestre de 2010, bem como a sua utilização na prática diária de cinco professoras, colegas de profissão e que trabalham na mesma escola em que trabalho. A importância do uso freqüente dos portadores de textos nas salas de aula, para o desenvolvimento da escrita e da leitura, apropriando-se da sua função social, ou seja, possibilitando o letramento, foi o ...
O presente trabalho tem como objeto de pesquisa, os diversos portadores de textos trabalhados ao longo do meu estágio curricular no primeiro semestre de 2010, bem como a sua utilização na prática diária de cinco professoras, colegas de profissão e que trabalham na mesma escola em que trabalho. A importância do uso freqüente dos portadores de textos nas salas de aula, para o desenvolvimento da escrita e da leitura, apropriando-se da sua função social, ou seja, possibilitando o letramento, foi o leme principal deste trabalho. Minhas práticas pedagógicas adotadas no primeiro ano, do Ensino Fundamental de nove anos, também foram analisadas para este momento, de forma minuciosa e reflexiva. Através dos anexos, é possível vislumbrar as evidências das inúmeras atividades realizadas com os alunos do primeiro ano, no decorrer do estágio. A metodologia para a coleta de dados ocorreu por meio de uma tabela, que foi preenchida por cinco educadoras, a qual contemplou dezesseis portadores de textos diferenciados. Com a devolução das tabelas, observei que as colegas colaboradoras, já fazem o uso de textos múltiplos semanalmente, em seus planejamentos cotidianos, com certa apropriação. Este trabalho é a confirmação de uma jornada acadêmica recheada de grandes aprendizagens e evidências transparentes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License