Projetos de aprendizagem e tecnologias digitais
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo teve origem na experiência prática desenvolvida no estágio supervisio-nado do curso de Pedagogia - Modalidade à distância (EAD) da Universidade Fede-ral do Rio grande do Sul (UFRGS). Participaram da experiência alunos de 4ª série do Ensino fundamental, com idades entre nove e doze anos. A prática se desenvol-veu tendo como eixo central o desenvolvimento de Projeto de Aprendizagem, a teo-ria construtivista como base e o uso das tecnologias de informação e comunicação como apoio. Ao a ...
Este estudo teve origem na experiência prática desenvolvida no estágio supervisio-nado do curso de Pedagogia - Modalidade à distância (EAD) da Universidade Fede-ral do Rio grande do Sul (UFRGS). Participaram da experiência alunos de 4ª série do Ensino fundamental, com idades entre nove e doze anos. A prática se desenvol-veu tendo como eixo central o desenvolvimento de Projeto de Aprendizagem, a teo-ria construtivista como base e o uso das tecnologias de informação e comunicação como apoio. Ao analisar a referida experiência, foi possível perceber que o trabalho com a Metodologia de Projetos de Aprendizagem associado às tecnologias digitais permitiu o acolhimento do conhecimento prévio dos alunos; possibilitou o trabalho interdisciplinar, o qual foi ocorrendo de forma natural durante o desenvolvimento da proposta; potencializou as trocas cognitivas entre os sujeitos e as informações dis-ponibilizadas no ambiente virtual e favoreceu a prática do processo avaliativo forma-tivo e continuado. Todos esses processos foram fundamentais para a construção de conhecimento sobre o tema selecionado: abelhas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1414)
Este item está licenciado na Creative Commons License