Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCosta, Iris Elisabeth Tempelpt_BR
dc.contributor.authorAlbrecht, Daniela Alcebíades da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:29Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35695pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho descreve e analisa a prática realizada durante o estágio curricular do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura Modalidade a Distância da UFRGS, com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. A preocupação central, ao longo do estágio, foi incrementar o interesse dos alunos por sua própria aprendizagem e desenvolver sua autonomia. A observação e exploração do entorno, a disposição para ouvir as curiosidades dos alunos, a construção conjunta de regras de convivência e o uso integrado de diferentes mídias foram estratégias experimentadas para atingir estes objetivos. Isso significou abrir a grade programática para incluir temas, objetos e curiosidades trazidos pelos alunos e coordená-los com os conteúdos previstos, no planejamento escolar para este nível de escolaridade. A prática e as análises realizadas tiveram como base as idéias de Jean Piaget e Paulo Freire, dentre outros autores. A descrição das atividades apoiou-se nos registros feitos no diário de campo do estágio. Foi possível perceber que a participação dos alunos nas atividades realizadas aprimorou seu interesse em conhecer o lugar em que vivem e os seres vivos que dele fazem parte. Também foi possível observar o desenvolvimento da capacidade de participação dos alunos nas discussões realizadas no decorrer das atividades, pois a oportunidade de trazer para sala de aula assuntos que fazem parte do seu meio social e familiar ajudou-os a se tornarem mais críticos e participativos nos debates. Este conjunto de ações também oportunizou o desenvolvimento da autonomia dos alunos, que passaram a trazer objetos para a sala de aula que poderiam interessar o grupo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.titleObservação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAragón de Nevado, Rosanept_BR
dc.identifier.nrb000795009pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localAlvorada, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem