Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos
dc.contributor.advisor | Costa, Iris Elisabeth Tempel | pt_BR |
dc.contributor.author | Albrecht, Daniela Alcebíades da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-12-20T01:19:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/35695 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho descreve e analisa a prática realizada durante o estágio curricular do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura Modalidade a Distância da UFRGS, com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. A preocupação central, ao longo do estágio, foi incrementar o interesse dos alunos por sua própria aprendizagem e desenvolver sua autonomia. A observação e exploração do entorno, a disposição para ouvir as curiosidades dos alunos, a construção conjunta de regras de convivência e o uso integrado de diferentes mídias foram estratégias experimentadas para atingir estes objetivos. Isso significou abrir a grade programática para incluir temas, objetos e curiosidades trazidos pelos alunos e coordená-los com os conteúdos previstos, no planejamento escolar para este nível de escolaridade. A prática e as análises realizadas tiveram como base as idéias de Jean Piaget e Paulo Freire, dentre outros autores. A descrição das atividades apoiou-se nos registros feitos no diário de campo do estágio. Foi possível perceber que a participação dos alunos nas atividades realizadas aprimorou seu interesse em conhecer o lugar em que vivem e os seres vivos que dele fazem parte. Também foi possível observar o desenvolvimento da capacidade de participação dos alunos nas discussões realizadas no decorrer das atividades, pois a oportunidade de trazer para sala de aula assuntos que fazem parte do seu meio social e familiar ajudou-os a se tornarem mais críticos e participativos nos debates. Este conjunto de ações também oportunizou o desenvolvimento da autonomia dos alunos, que passaram a trazer objetos para a sala de aula que poderiam interessar o grupo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.title | Observação e exploração do entorno como meio para incrementar o interesse na aprendizagem e desenvolver a autonomia dos alunos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Aragón de Nevado, Rosane | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000795009 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Alvorada, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)