A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Vivemos atualmente num momento em que educadores discutem sobre a real função da escola, percebendo a educação para a moralidade tão essencial quanto o desenvolvimento intelectual, objetivando o desenvolvimento pleno do indivíduo. Este trabalho visa refletir sobre a função da escola como um espaço importante na construção do conhecimento social e do desenvolvimento moral da criança, o qual foi desenvolvido com base em algumas experiências vivenciadas com alunos de uma turma de 3º ano do Ensino ...
Vivemos atualmente num momento em que educadores discutem sobre a real função da escola, percebendo a educação para a moralidade tão essencial quanto o desenvolvimento intelectual, objetivando o desenvolvimento pleno do indivíduo. Este trabalho visa refletir sobre a função da escola como um espaço importante na construção do conhecimento social e do desenvolvimento moral da criança, o qual foi desenvolvido com base em algumas experiências vivenciadas com alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de São Leopoldo, durante meu estágio do Curso de Pedagogia. O referencial teórico está baseado nas teorias de Piaget sobre o desenvolvimento moral bem como de outros autores que abordam sobre a socialização da criança, tendo este trabalho como foco analisar como as atividades realizadas em grupo, a qualidade das relações interpessoais e do ambiente de sala de aula, possuem relação com o desenvolvimento moral das crianças, confirmando ser a escola um espaço de convivência importante no desenvolvimento social e moral de seus alunos, através das relações estabelecidas entre os mesmos e destes, com o professor. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License