Teatro e autonomia
Visualizar/abrir
Data
2008Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente trabalho se propõe a compreender como se constrói a autonomia na prática teatral do ator/atriz. Para tanto, investiga que meios os atores e atrizes do Centro de Pesquisa Teatral do Ator - SESC/C.P.T.A. - utilizam na busca por autonomia em seu fazer. O Centro surge em 2003 e objetiva ser um espaço para o estudo do teatro de forma ampla. Possui vinte integrantes com trajetórias distintas, e é coordenado pelo pesquisador, ator e diretor Alexandre Vargas. O estudo aqui apresentado utiliz ...
O presente trabalho se propõe a compreender como se constrói a autonomia na prática teatral do ator/atriz. Para tanto, investiga que meios os atores e atrizes do Centro de Pesquisa Teatral do Ator - SESC/C.P.T.A. - utilizam na busca por autonomia em seu fazer. O Centro surge em 2003 e objetiva ser um espaço para o estudo do teatro de forma ampla. Possui vinte integrantes com trajetórias distintas, e é coordenado pelo pesquisador, ator e diretor Alexandre Vargas. O estudo aqui apresentado utiliza conceitos referentes à preparação do ator/atriz, ao processo criativo, à conscientização de si e à autonomia. É embasado em autores como Eugenio Barba, Flavio Desgranges, Gilberto Icle, Peter Brook e Yoshi Oida, entre outros. Durante o período de 29 de agosto a 17 de dezembro de 2008, foram realizadas as observações, registros fotográficos, anotações em diário, e entrevistas com os integrantes e com o coordenador do grupo. É analisada a elaboração de uma cena realizada por alguns de seus integrantes, assim como as relações de liderança. Ao final, são feitas considerações a cerca da metodologia de trabalho utilizada e os caminhos que ela propõe. Percebe-se que a trajetória indicada pelo treino físico, criativo e da cena para o jogo com o meio, com o outro e consigo próprio promove a consciência necessária para aquisição de autonomia. Sobretudo, constata-se que a autonomia está intimamente ligada à forma como se dá o processo criativo e como se efetuam suas escolhas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License