Promovendo a inclusão escolar : a interlocução da sala de integração e recursos com a equipe diretiva da escola
Visualizar/abrir
Data
2009Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho propõe-se a estudar a interlocução da Sala de Integração e Recursos (SIR) com a equipe diretiva da escola sobre a temática da inclusão escolar. Revela um pertencimento teórico no campo da educação como direito de todos e a importância da renovação da prática pedagógica, alicerçada na compreensão dos seus limites e possibilidades para que as mudanças necessárias ocorram, ou seja, para que todos os sujeitos estejam na escola aprendendo. Apresenta o trabalho coletivo como proce ...
O presente trabalho propõe-se a estudar a interlocução da Sala de Integração e Recursos (SIR) com a equipe diretiva da escola sobre a temática da inclusão escolar. Revela um pertencimento teórico no campo da educação como direito de todos e a importância da renovação da prática pedagógica, alicerçada na compreensão dos seus limites e possibilidades para que as mudanças necessárias ocorram, ou seja, para que todos os sujeitos estejam na escola aprendendo. Apresenta o trabalho coletivo como processo educativo na medida em que professores e gestores se reconhecem como produtores de conhecimento vivendo a experiência do diálogo e do olhar crítico sobre a própria prática. Expõe a política educacional da Escola Cidadã em Porto Alegre e apresenta a Sala de Integração e Recursos enfocando seu surgimento e o atual Atendimento Educacional Especializado oferecido. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo na qual foram analisados dados coletados em entrevistas semi-estruturadas realizadas com as professoras da Sala de Integração e Recursos e com a equipe diretiva de uma escola da rede municipal de ensino do município de Porto Alegre. Procura verificar como o trabalho de apoio à inclusão realizado pela SIR repercute no planejamento do ensino e da aprendizagem, dentro de uma perspectiva de trabalho colaborativo e de reflexão participativa. A análise dos dados coletados mostra que um serviço de apoio pode articular com a equipe diretiva a necessária discussão que a inclusão envolve. Também aponta a necessidade da constituição de espaços coletivos de formação e discussão na escola que fortaleçam a experiência compartilhada e criem alternativas para os desafios cotidianos enfrentados na instituição escolar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License