"Ler é viajar": um estudo sobre a construção da primeira leitura
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar características da primeira leitura em crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. Inserido no campo da linguagem, foi realizado com dois grupos distintos de alunos, oriundos de duas escolas públicas, sendo uma de Porto Alegre e outra da região metropolitana. Foram realizadas duas sessões de leitura com cada grupo, constiuído por cinco alunos leitores, escolhidos pelas suas professoras. Tais sessões foram gravadas com o consentimento prévio dos responsáve ...
Este estudo tem como objetivo identificar características da primeira leitura em crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. Inserido no campo da linguagem, foi realizado com dois grupos distintos de alunos, oriundos de duas escolas públicas, sendo uma de Porto Alegre e outra da região metropolitana. Foram realizadas duas sessões de leitura com cada grupo, constiuído por cinco alunos leitores, escolhidos pelas suas professoras. Tais sessões foram gravadas com o consentimento prévio dos responsáveis pelas crianças e das instituições. Ancorada nos estudos sobre alfabetização, e tendo como autor referência Cagliari (1999), a investigação parte do princípio de que decifração e decodificação são noções diferentes. A primeira leitura ou leitura decifração é fundamentada na maneira como o leitor decodifica e interpreta o texto, compreendendo o que está escrito. Nas análises, busco interpretar o modo como as crianças responderam às intervenções pedagógicas sobre leitura. Essas intervenções implicaram estratégias envolvendo análise de palavras, frases, textos, para que os alunos demostrassem suas aprendizagens. Interessou-me, portanto, atribuir sentido às lógicas apresentadas nas resoluções: os “erros” e “acertos” e suas significações. Ficou evidente nesses grupos a presença de indicadores da primeira leitura, bem como de outras noções como, por exemplo, a de rima, um indício de consciência fonológica. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License