Perfil docente : um caminho a ser seguido ou um caminho a ser significado?
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esse trabalho de conclusão de curso tem por objetivo compreender as categorias recorrentes nas falas referentes aos professores das séries iniciais, tendo como base os perfis do profissional docente traçados pelo Ministério da Educação e por duas universidades federais formadoras de professores; as análises foram realizadas com base nos estudos de Fernández (1994), Pereira (1996) e Freire (1997). A pesquisa tem o caráter qualitativo na medida em que foram escutadas, por meio de entrevistas semi ...
Esse trabalho de conclusão de curso tem por objetivo compreender as categorias recorrentes nas falas referentes aos professores das séries iniciais, tendo como base os perfis do profissional docente traçados pelo Ministério da Educação e por duas universidades federais formadoras de professores; as análises foram realizadas com base nos estudos de Fernández (1994), Pereira (1996) e Freire (1997). A pesquisa tem o caráter qualitativo na medida em que foram escutadas, por meio de entrevistas semi-estruturadas, formandas do curso de Pedagogia, da UFRGS, para obtenção de tais falas. Ao traçar paralelos entre a fala das entrevistadas e os perfis lançados, pelos órgãos citados, nota-se o distanciamento entre eles em um quesito – a sensibilidade docente – que se evidencia como um marco a ser contextualizado e ressignificado dentro da profissão. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1371)
Este item está licenciado na Creative Commons License