Práticas albetizadoras de sucesso
dc.contributor.advisor | Dalla Zen, Maria Isabel Habckost | pt_BR |
dc.contributor.author | Maestri, Gabriela Farias | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-27T01:17:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/32049 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho surge da minha experiência enquanto professora alfabetizadora em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Alvorada/RS. Tal experiência me instiga a pesquisar saberes e significações relacionados à alfabetização. Para tanto, analiso práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras e busco compreender quais fatores produzem sucesso nessas práticas. O significado de sucesso, aqui, recorre ao sentido de práticas como acontecimentos culturalmente positivos para alunos e professores: êxito nas aprendizagens, principalmente na aquisição da leitura e da escrita. As participantes são alfabetizadoras de diferentes contextos, escolhidas por mim e indicadas por outras fontes. Os relatos se originam de entrevistas semi-estruturadas, nas quais palavras significativas sobre alfabetização funcionam como disparadoras das falas. As análises subsidiam-se nos estudos sobre a Psicogênese da Língua Escrita, letramento e saberes linguísticos entendidos como primordiais ao tema. Os achados parciais destacam a recorrência de alguns princípios metodológicos: ocorrência de eventos de letramento; estímulo ao aluno para que construa e reflita sobre sua aprendizagem; utilização frequente de diferentes estratégias pedagógicas; trabalho com leitura e escrita, entendidas como “pares” indissociáveis no processo de alfabetização. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Práticas albetizadoras de sucesso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000786690 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1371)