As Crianças e as representações de família: um estudo utilizando bonecos
![Thumbnail](/bitstream/handle/10183/32047/000786684.pdf.jpg?sequence=3&isAllowed=y)
View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Neste trabalho discuto, a partir dos Estudos Culturais, algumas representações de família veiculadas por crianças no contexto de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. Utilizo a análise cultural para compreender as narrativas das crianças que rompem ou reforçam as representações de família nuclear, homogênea e heterossexual. Para tanto, trabalho com bonecos como instrumento metodológico de visibilização das representações culturais das crianças. Nessa direção, opero com os conceitos de repre ...
Neste trabalho discuto, a partir dos Estudos Culturais, algumas representações de família veiculadas por crianças no contexto de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. Utilizo a análise cultural para compreender as narrativas das crianças que rompem ou reforçam as representações de família nuclear, homogênea e heterossexual. Para tanto, trabalho com bonecos como instrumento metodológico de visibilização das representações culturais das crianças. Nessa direção, opero com os conceitos de representação cultural, diferença e identidade como principais ferramentas de análise. A partir do exame do material empírico foi possível mapear o predomínio das representações de família nuclear, heterossexual e branca que atravessam as narrativas das crianças. Entretanto, algumas crianças parecem romper com determinadas representações hegemônicas, utilizando representações de famílias diversificadas em suas produções. O estudo pretende contribuir para questionar as representações de famílias legitimadas pelas práticas escolares. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)