"Tem pais que podem se importar mais com os filhos" : representações de paternidade de crianças
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Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O trabalho discute representações de paternidade na perspectiva das crianças de um quinto ano do Ensino Fundamental de nove anos de Porto Alegre. Para compor o corpus da pesquisa, foram realizadas 11 entrevistas semiestruturadas com meninos e meninas de uma escola da rede estadual. Utilizaram-se como referencial teórico os Estudos Culturais e de Gênero, com o objetivo de localizar, descrever e problematizar essas representações. A partir da análise cultural, foi possível organizar o material em ...
O trabalho discute representações de paternidade na perspectiva das crianças de um quinto ano do Ensino Fundamental de nove anos de Porto Alegre. Para compor o corpus da pesquisa, foram realizadas 11 entrevistas semiestruturadas com meninos e meninas de uma escola da rede estadual. Utilizaram-se como referencial teórico os Estudos Culturais e de Gênero, com o objetivo de localizar, descrever e problematizar essas representações. A partir da análise cultural, foi possível organizar o material empírico e localizar duas dimensões da paternidade contemporânea, nominadas na literatura sobre o tema como paternidade tradicional e nova paternidade. Os conceitos de representação e gênero foram usados como principais ferramentas de análise. Considerando a paternidade como uma construção social produzida na cultura, discute-se que as representações das crianças acerca do exercício contemporâneo da paternidade articulam tanto elementos da paternidade tradicional quanto da nova paternidade, evidenciando a fronteira entre essas duas dimensões, que exarceba e complexifica os significados culturais da paternidade. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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