Normas escolares e seus efeitos produtivos
Fecha
2011Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Esta investigação analisa as possíveis crenças de profissionais de uma escola acerca do que as regras produzem na escola e nos estudantes. A pesquisa foi realizada em uma escola confessional de Porto Alegre/RS, entrevistando professores, auxiliares de disciplina, diretor e coordenadora pedagógica. Através das respostas dos sujeitos pesquisados busquei refletir sobre como quem vive, executa e aplica as normas pensam sua necessidade e também seus efeitos sobre os estudantes. Construí uma rede teó ...
Esta investigação analisa as possíveis crenças de profissionais de uma escola acerca do que as regras produzem na escola e nos estudantes. A pesquisa foi realizada em uma escola confessional de Porto Alegre/RS, entrevistando professores, auxiliares de disciplina, diretor e coordenadora pedagógica. Através das respostas dos sujeitos pesquisados busquei refletir sobre como quem vive, executa e aplica as normas pensam sua necessidade e também seus efeitos sobre os estudantes. Construí uma rede teórico-metodológica utilizando concepções inspiradas em Michel Foucault acerca de norma, poder e disciplina, como também estudos que buscam compreender o aluno como uma constituição social e cultural. Assim foi possível perceber o apagamento da arbitrariedade da normatização escolar, a ligação entre a norma e a busca pela civilidade e o uso das regras na constituição do sujeito-aluno. Aponto a importância de compreender determinadas práticas escolares, buscando desnaturalizar o entendimento das normas, tomando-as como construções dos sujeitos e, portanto, passíveis de mudança. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36649)Tesinas Pedagogía (1370)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License