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dc.contributor.advisorTraversini, Clarice Saletept_BR
dc.contributor.authorGiordani, Brunapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-27T01:17:06Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32040pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação analisa as possíveis crenças de profissionais de uma escola acerca do que as regras produzem na escola e nos estudantes. A pesquisa foi realizada em uma escola confessional de Porto Alegre/RS, entrevistando professores, auxiliares de disciplina, diretor e coordenadora pedagógica. Através das respostas dos sujeitos pesquisados busquei refletir sobre como quem vive, executa e aplica as normas pensam sua necessidade e também seus efeitos sobre os estudantes. Construí uma rede teórico-metodológica utilizando concepções inspiradas em Michel Foucault acerca de norma, poder e disciplina, como também estudos que buscam compreender o aluno como uma constituição social e cultural. Assim foi possível perceber o apagamento da arbitrariedade da normatização escolar, a ligação entre a norma e a busca pela civilidade e o uso das regras na constituição do sujeito-aluno. Aponto a importância de compreender determinadas práticas escolares, buscando desnaturalizar o entendimento das normas, tomando-as como construções dos sujeitos e, portanto, passíveis de mudança.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.titleNormas escolares e seus efeitos produtivospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000786280pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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