Experiências escolares através de narrativas de alunos do ensino fundamental : uma constelação de significados
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo refere-se às experiências escolares vivenciadas por alunos em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, na qual foi realizado o estágio de docência. Ancorada na perspectiva teórica e investigativa dos Estudos Culturais, esta pesquisa propõe-se a analisar as narrativas e os significados atribuídos por alunos sobre as práticas desenvolvidas na escola. Para isso, baseia-se também em referenciais dos campos da Educação e da Linguagem, em articulação com as discussões promovidas p ...
O presente estudo refere-se às experiências escolares vivenciadas por alunos em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, na qual foi realizado o estágio de docência. Ancorada na perspectiva teórica e investigativa dos Estudos Culturais, esta pesquisa propõe-se a analisar as narrativas e os significados atribuídos por alunos sobre as práticas desenvolvidas na escola. Para isso, baseia-se também em referenciais dos campos da Educação e da Linguagem, em articulação com as discussões promovidas pelos Estudos do Letramento. Neste estudo de caso, o grupo focal destacou-se como técnica para geração de dados através de discussões focalizadas. Além disso, para compor o corpus empírico, contou com fotografias dos alunos representativas de diferentes ações no contexto escolar e com reflexões docentes narradas no diário de classe e no relatório de estágio. Através dos cruzamentos dessas fontes, as análises das narrativas apontam como as práticas de letramentos múltiplos promovem a reflexão sobre a língua e possibilitam o aprimoramento da competência comunicativa nos diversos gêneros textuais. Também viabilizam discussões sobre como os trabalhos em grupo, inseridos em projetos de trabalho, consideram a heterogeneidade dos alunos e promovem o compartilhamento de diferentes conhecimentos. Ainda, sinalizam indícios que possibilitam compreender o que mobiliza os alunos, abrindo espaço para converter suas experiências em aprendizagens. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License