Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Assunto "Interdisciplinarity"
Resultados 1-18 de 18
-
Agroecologia e a questão da segurança alimentar : contribuições para o ensino de Ciências a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade em contexto de escola do campo
(2022) [Tese]Apresenta-se, na presente tese, uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica que foi realizada em turma de terceiro ano de Ensino Médio em uma escola pública em Caçapava do Sul - RS, tendo por objetivo compreender e discutir ... -
À sombra deste jacarandá : articulações entre ciências da natureza e educação do campo na formação docente
(2020) [Tese]A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender como a Educação do Campo dialoga com as Ciências da Natureza, na formação em nível de licenciatura, de educadores e educadoras. O referencial teórico foi composto ... -
Ciências da natureza e o contexto do campo : formação de professores de anos iniciais em um curso normal magistério no litoral norte do Rio Grande do Sul
(2021) [Dissertação]O processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na educação básica brasileira, seguindo uma trajetória histórica, vem apresentando uma problemática a ser analisada: práticas e concepções pedagógicas normalmente desconectadas ... -
A concepção do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre
(2021) [Tese]Esta tese investiga as concepções dos idealizadores de um curso de formação de professores na área das Ciências da Natureza com cunho inovador e interdisciplinar. Para conhecer o contexto histórico em que o curso foi ... -
Construção de ilhas interdisciplinares de racionalidade sobre agroecologia : contribuições para o ensino de ciências
(2022) [Dissertação]As metodologias de ensino são essenciais, pois, através delas, conseguimos desenvolver propostas didáticas para trabalhar interdisciplinarmente nas aulas de ciências. O tema Agroecologia pode, assim, expandir até a comunidade, ... -
A contribuição do PIBID para o desenvolvimento da interdisciplinaridade no ensino médio na perspectiva de licenciandos e professores bolsistas do Programa
(2018) [Dissertação]A presente dissertação constitui-se de um Estudo de Caso qualitativo, cujo contexto de investigação foi o trabalho denominado como “Oficinas Interdisciplinares”, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas ... -
Os desafios da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade no CNPq : um estudo do Programa Básico de Ciências Ambientais e do Programa Sisbiota Brasil
(2019) [Tese]Esta pesquisa buscou investigar a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade em ações de fomento à pesquisa no CNPq, tanto em um Programa Básico - o Programa Básico de Ciências Ambientais, quanto em um Programa Temático ... -
A docência compartilhada no ensino de Ciências do 9º ano do ensino fundamental : as especificidades do fazer docente em uma proposta interdisciplinar
(2022) [Dissertação]O ensino das Ciências da Natureza tem sido objeto de investigação sob diferentes enfoques, frequentemente na busca por caminhos para qualificá-lo e torná-lo mais significativo aos estudantes. Entendemos que a interdisciplinaridade ... -
Educação química em discurso, ou sobre um modo de olhar para a prática da educação química
(2015) [Tese]Esta tese analisa o discurso produzido no campo da Educação Química. Assumindo os saberes e conhecimentos gestados por meio desse campo à atualidade da educação escolarizada da disciplina Química, busca-se colocar em pauta ... -
Ensino de ciências e matemática no Brasil : um estudo cientométrico sobre a interdisciplinaridade e a internacionalização da área e de seus programas de pós-graduação
(2020) [Tese]A Área Ensino é interdisciplinar por definição e vem valorizando a composição de corpos docentes com formação em diferentes Áreas do Conhecimento. A interdisciplinaridade é um fenômeno complexo e multidimensional, que pode ... -
A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza do Campus Litoral Norte da UFRGS
(2022) [Dissertação]A presente dissertação teve como principal objetivo analisar os impactos da formação docente interdisciplinar, na prática docente dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Litoral Norte da Universidade ... -
Geoilhas : o ensino de geociências na educação básica articulado com a ilha interdisciplinar de racionalidade
(2017) [Tese]Esta tese tem por escopo discutir o ensino de Geociências na Educação Básica, partindo da análise de um contexto social e escolar a fim de alavancar a construção de um curso de formação continuada de professores, visando, ... -
A interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas dos docentes-formadores dos cursos de licenciatura em educação do campo da área de Ciências da Natureza
(2022) [Tese]Nesta investigação tivemos como objetivo central compreender como as práticas pedagógicas dos docentes-formadores dos cursos de Licenciaturas em Educação do Campo de Ciências da Natureza do Rio Grande do Sul potencializam ... -
A interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza na perspectiva de duas escolas públicas da região do litoral norte do Rio Grande do Sul
(2019) [Dissertação]A presente pesquisa teve a intenção de investigar um estudo realizado com seis professores da área das Ciências da Natureza do Ensino Médio de duas Escolas Públicas Estaduais, localizadas na Região Litoral Norte do RS, ... -
Interfaces disciplinares : ensaios e teorizações de práticas educativas para integrar disciplinas no ensino de ciências
(2018) [Tese]A pesquisa relatada nesta tese de doutorado contempla alguns dos princípios educativos envolvidos ao se estabelecerem interfaces disciplinares como uma ação didático-pedagógica no ensino de Ciências. Para tal, acompanhou-se ... -
A pesquisa no ensino e suas contribuições para a formação interdisciplinar de licenciandos em ciências da natureza
(2018) [Tese]A compreensão da complexidade do conhecimento e da realidade requer uma educação diferenciada, que promova a interconexão de saberes e a capacidade de resolver problemas provindos dessa realidade. Para isso, é preciso ... -
Problemas ambientais causados por agrotóxicos : a metodologia da resolução de problemas e a investigação científica na educação básica
(2020) [Tese]Esta tese apresenta os resultados de uma investigação realizada com alunos de diferentes níveis e modalidades da Educação Básica (EB), em três instituições estaduais públicas da cidade de Porto Alegre/RS, utilizando a ... -
Tudo é rede, conexão e simultaneidade! Problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade : um campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinares
(2017) [Dissertação]A presente Dissertação teve por objetivo problematizar a interdisciplinaridade, entendendo que essa tem se constituído em uma das verdades contemporâneas pertencentes ao discurso do campo educacional que teria por objetivo ...