Listar Educación en Ciencias: Química de la Vida y Salud por tema "Educação básica"
Mostrando ítems 1-20 de 22
-
A abordagem CTS no contexto da formação e da atuação dos professores da área de ciências da natureza
(2018) [Tesis]As ações que permeiam a Educação e o Ensino das Ciências da Natureza estão em constante transformação, buscando sempre atender anseios para o desenvolvimento de um educando apto a enfrentar os desafios de uma sociedade ... -
Uma análise crítica, a partir do enfoque ciência-tecnologia-sociedade (CTS), do ensino de botânica na educação básica
(2018) [Tesis de maestría]O objetivo geral desta pesquisa foi realizar uma análise crítica de alguns aspectos relacionados ao Ensino de Botânica na Educação Básica no Brasil, a partir dos referenciais teóricos do ensino com enfoque Ciência-Tecnologia- ... -
Análise da evolução conceitual de alunos do 7º ano, que utilizam recursos audiovisuais na aprendizagem de ciências, dentro da teoria dos construtos pessoais de Kelly
(2017) [Tesis]O aprendizado de Ciências Naturais deve contribuir não só para o conhecimento técnico, mas também para uma cultura mais ampla, desenvolvendo meios para a interpretação de fatos naturais, a compreensão de procedimentos e ... -
A construção do conhecimento em comunidades rurais e a busca por uma educação do campo na região do tabaco
(2015) [Tesis de maestría]O presente texto é o resultado de uma pesquisa¹ que aborda a construção de conhecimentos em comunidades rurais da região do tabaco por meio da recuperação dos saberes locais, com o objetivo de promover um diagnóstico da ... -
Crenças sobre o ensino da temática alimentação saudável no ambiente escolar
(2017) [Tesis]Este trabalho teve como objetivo identificar as crenças sobre o ensino da temática alimentação saudável no ambiente escolar de profissionais e acadêmicos das áreas de Educação e Nutrição. A pesquisa consiste em um estudo ... -
Epistemologia, complexidade e ciências da natureza : o ensino de biologia na escola básica
(2018) [Tesis]Esta tese tem três focos principais que se atravessam e se articulam mutuamente: a epistemologia da ciência e da Biologia, o Ensino de Biologia e o paradigma da Complexidade. Nos interessamos particularmente em investigar ... -
Estudo de caso acerca da influência da atividade física adaptada à disciplina de ciências nas dificuldades de aprendizagem em crianças de uma escola municipal de Porto Alegre
(2016) [Tesis de maestría]Dificuldades de aprendizagem são apresentadas por alunos das séries iniciais em um número alto e recorrente nas escolas brasileiras. A aplicação de métodos que auxiliem na transposição desses obstáculos é relevante e de ... -
A experimentação contextualizada e interdisciplinar evidenciada no livro “dialogando ciência entre sabores, odores e aromas: contextualizando os alimentos química e biologicamente” no contexto da escola : uma análise da sua aplicação
(2018) [Tesis]A presente pesquisa busca evidenciar a experimentação contextualizada e interdisciplinar proposta no livro Dialogando Ciência entre sabores, odores e aromas: contextualizando os alimentos química e biologicamente (DC), no ... -
A experimentação nos cursos de licenciatura em química na modalidade a distância
(2015) [Tesis de maestría]A carência de professores da educação básica em diferentes áreas das escolas públicas do Brasil tem fomentado o desenvolvimento de diversas políticas públicas de incentivo a formação de professores por meio da educação a ... -
Formação de professores do ensino fundamental na cidade de Petrolina – PE : a abordagem do tema alimentação e nutrição no componente curricular de ciências
(2018) [Tesis]Esta tese apresentou como objetivo geral investigar e capacitar professores na cidade de Petrolina-PE em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, mediante uma proposta que levasse em consideração a realidade local ... -
Geoilhas : o ensino de geociências na educação básica articulado com a ilha interdisciplinar de racionalidade
(2017) [Tesis]Esta tese tem por escopo discutir o ensino de Geociências na Educação Básica, partindo da análise de um contexto social e escolar a fim de alavancar a construção de um curso de formação continuada de professores, visando, ... -
Um grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagens
(2020) [Tesis]A pesquisa aqui relatada buscou compreender a contribuição que a participação de estudantes da Educação Básica em um grupo de Iniciação Científica (IC) exerce na ressignificação de conhecimentos e desenvolvimento de atitudes ... -
Impactos da pós-graduação stricto sensu na formação de professores de português da educação básica : do processo de reflexão às transformações no ensino brasileiro
(2015) [Tesis de maestría]Este trabalho procurou investigar o impacto do crescimento da Pós-graduação stricto sensu na formação de professores de português da Educação básica que atuam na rede pública de ensino do Distrito Federal (DF), avaliando ... -
O PIBID e a docência na educação física : perspectivas na formação inicial e continuada
(2015) [Tesis]A presente tese tem o objetivo de investigar as contribuições do PIBID no processo formativo docente em Educação Física: caracterizando o processo de inserção do Licenciando em Educação Física no cotidiano das escolas da ... -
Potencialidades e limites da situação de estudo para a formação pela pesquisa no ensino de física
(2015) [Tesis de maestría]Esta pesquisa focalizou um processo de organização do currículo escolar denominado Situação de Estudo (SE). A SE busca trabalhar um currículo mais flexível, tendo como ponto de partida as realidades vividas pelos estudantes. ... -
Problemas ambientais causados por agrotóxicos : a metodologia da resolução de problemas e a investigação científica na educação básica
(2020) [Tesis]Esta tese apresenta os resultados de uma investigação realizada com alunos de diferentes níveis e modalidades da Educação Básica (EB), em três instituições estaduais públicas da cidade de Porto Alegre/RS, utilizando a ... -
O processo de internacionalização promovido pela Capes na formação de professores da educação básica
(2016) [Tesis de maestría]A formação de professores é uma temática que ocupa um papel central na implementação de políticas públicas relacionadas à educação. A Capes é uma agência reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho referente à ... -
O programa de apoio a eventos no país como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica
(2015) [Tesis]Esta tese é uma análise documental dos eventos, apoiados e indeferidos, pelo Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), programa institucional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ... -
Saúde planetária : diálogos necessários para a educação científica em uma escola ribeirinha no sul do Amazonas
(2024) [Tesis]A Saúde Planetária é um campo transdisciplinar que busca compreender os impactos ambientais comprometedores do futuro da humanidade e propor soluções para essas problemáticas. Trata-se de uma área que necessita ser incorporada ... -
Tecnologias educacionais no ensino de ciências da natureza em escolas públicas do município de Pelotas/Brasil
(2017) [Tesis]A tese desenvolve-se a partir do contexto atual da Educação Básica brasileira, onde 84,5% das crianças e jovens estão matriculados nas escolas de educação básica da Rede Pública de Ensino. Objetiva compreender a utilização ...