Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Autor "Salgado, Tania Denise Miskinis"
Resultados 1-20 de 21
-
Análise das percepções discentes e docentes sobre a contribuição da metodologia problem based learning (PBL) na formação de engenheiros civis
Francelino, Martonio José Marques (2022) [Tese]Esta tese apresenta os resultados de uma investigação a respeito da metodologia Problem Based Learning (PBL), na qual os desafios são caminhos para a aprendizagem de novos conhecimentos e para o desenvolvimento de habilidades, ... -
A aplicação da metodologia de estudos de caso no contexto do componente curricular processos industriais em um curso técnico em química
Viegas, André Luís (2016) [Dissertação]A superação da dualidade entre educação profissional e a educação básica constitui-se em uma necessidade preconizada pelos marcos legais mais recentes da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio no Brasil, que, entre ... -
Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio
Piccoli, Flávia (2016) [Dissertação]Nesta dissertação realizou-se uma pesquisa qualitativa sobre a aplicação das metodologias de Estudos de Caso e Resolução de Problemas no ensino de Química no Ensino Médio. A proposta teve como objetivos a mudança de postura ... -
Aprendizagem baseada em projetos : um olhar sobre a experiência da implementação da ABP em um curso de engenharia
Silva, Rogéria Maria Rodrigues da (2019) [Dissertação]A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia de ensino que privilegia a ação discente em detrimento da passividade do ensino tradicional, utilizando projetos realistas no ensino de conteúdos acadêmicos. Na ... -
Carbonos em dança : a construção de um estudo com o corpo em movimento no ensino de Química
Ramires, Júlia Razzolini (2024) [Dissertação]A presente pesquisa objetiva investigar se práticas interdisciplinares norteadas por experimentações corporais em dança facilitam a construção de conceitos químicos. É feita uma discussão sobre a produção de material ... -
Concepções de um grupo de professores de ciências da natureza e suas tecnologias sobre o ensino por pesquisa e sobre avaliação aplicada a essa perspectiva de ensino : encontros e desencontros em torno dessa práxis
Martins, André Abreu (2016) [Dissertação]Este trabalho se propôs a investigar quais são as concepções de um grupo de professores de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias sobre o Ensino Por Pesquisa e sobre a Avaliação aplicada a essa perspectiva de ensino. O ... -
A contribuição do PIBID para o desenvolvimento da interdisciplinaridade no ensino médio na perspectiva de licenciandos e professores bolsistas do Programa
Silva, Andréia Carvalho da (2018) [Dissertação]A presente dissertação constitui-se de um Estudo de Caso qualitativo, cujo contexto de investigação foi o trabalho denominado como “Oficinas Interdisciplinares”, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas ... -
Da formação ao profissional : uma investigação sobre a atuação dos egressos de ciências agrárias no quadro de profissionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco
Cavalcanti, Evandro de Oliveira (2019) [Dissertação]Este estudo teve por objetivo investigar a inserção de servidores Técnicos em Educação e Docentes, vinculados ao quadro permanente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que foram alunos de cursos da área de ... -
Desenvolvimento de atitude investigativa em um ambiente interativo de aprendizagem para o ensino informal de Ciências
Sebastiany, Ana Paula (2013) [Dissertação]A presente investigação trata de um estudo de caso no âmbito do Ensino de Ciências, da atitude investigativa associada às ações de alunos do Ensino Médio quando envolvidos em um Ambiente Interativo de Aprendizagem (AIA) ... -
O desenvolvimento de Edublogs como ferramenta de conscientização socioambiental no ensino de química
Esswein, Andressa (2018) [Dissertação]Os blogs educacionais (edublogs) são usados há cerca de uma década e permitem a interação de ideias entre os estudantes, porém, há carência bibliográfica sobre a aceitação discente acerca do desenvolvimento de edublogs no ... -
Elementos do ensino superior : o livro didático, a biblioteca e a química geral teórica
Vassão, Carolina Fauth (2018) [Dissertação]Esta dissertação se propôs a investigar o livro didático no Ensino Superior, através do tripé alunos-biblioteca-professores. O objetivo geral do trabalho foi pesquisar qual a contribuição dos livros didáticos universitários ... -
Ensino para jovens e adultos : a contextualização como meio de motivação e de compreensão da química
Oliveira, Caroline da Silva (2018) [Dissertação]A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um grande desafio hoje no Brasil: muitos jovens e muitos adultos têm ingressado nessa modalidade de ensino. O crescimento da busca dos jovens pela EJA tem relação com suas realidades ... -
A formação docente no Pibid/Química da UFRGS na perspectiva dos egressos do Programa
Demari, Jennifer (2017) [Dissertação]O presente trabalho foi realizado no âmbito do Pibid/Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que foi implementado em 2009. O objetivo da pesquisa foi registrar as contribuições do Pibid/Química da ... -
Interfaces disciplinares : ensaios e teorizações de práticas educativas para integrar disciplinas no ensino de ciências
Tamanini, Tiago Amador (2018) [Tese]A pesquisa relatada nesta tese de doutorado contempla alguns dos princípios educativos envolvidos ao se estabelecerem interfaces disciplinares como uma ação didático-pedagógica no ensino de Ciências. Para tal, acompanhou-se ... -
Investigando as contribuições da iniciação científica na educação básica sob a perspectiva de um evento científico : Salão UFRGS Jovem
Lorenzoni, Bruna Bertoglio (2022) [Tese]Nesta tese investigou-se a evolução histórica de um evento científico, o Salão UFRGS Jovem, e as suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades e do conhecimento científico dos estudantes participantes, segundo ... -
O método de estudos de caso como estratégia na formação do perfil profissional de estudantes de um curso técnico em química
Fernandes, Mirele Sanches (2019) [Tese]Ao longo dos anos, nota-se a preocupação dos profissionais da educação em promover a melhoria do ensino brasileiro, com propostas para o desenvolvimento de um ensino menos conteudista e fragmentado, mas que proporcione uma ... -
O papel da formação em pesquisa no ensino médio profissionalizante e sua relevância para o profissional técnico em química atuante na indústria
Sousa, Aline Batista de (2015) [Dissertação]Desde a sua criação no Brasil, em 1809, a partir do Colégio Real de Fábricas no Rio de Janeiro, o ensino técnico do país veio passando ao longo dos anos por mudanças sensíveis e profundas em seu conceito. Se, naquela época, ... -
Problemas ambientais causados por agrotóxicos : a metodologia da resolução de problemas e a investigação científica na educação básica
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo (2020) [Tese]Esta tese apresenta os resultados de uma investigação realizada com alunos de diferentes níveis e modalidades da Educação Básica (EB), em três instituições estaduais públicas da cidade de Porto Alegre/RS, utilizando a ... -
O projeto “Mais Química” : uma ação para mitigar as dificuldades dos calouros nas disciplinas de Química dos cursos de Agronomia e Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Leuven, Aline Fernanda Rodrigues (2024) [Tese]Nesta tese de Doutorado, investigamos os fatores que influenciam o desempenho dos discentes nas disciplinas de Química dos cursos da área das Ciências Agrárias de uma universidade federal do sul do Brasil. Nos detivemos ... -
Uma rosa na ciência : uma abordagem interdisciplinar utilizando a obra “O nome da rosa”
Garcia, Ketlyn Correia (2019) [Dissertação]Falar sobre interdisciplinaridade nunca é algo fácil, isto porque existem muitas discussões sobre tal terminologia e também porque existe uma série de prefixos usados com o termo “disciplinaridade”. Utilizamos para a ...