Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Autor "Lindner, Edson Luiz"
Resultados 1-9 de 9
-
Uma análise das ações educativas no Projeto Trajetórias Criativas
Rosa, Iasmim Moraes da (2020) [Dissertação]O Projeto Trajetórias Criativas é um projeto de extensão do Colégio de Aplicação – UFRGS, que tem como objetivo enfrentar a distorção idade-série na rede pública de ensino. A presente pesquisa teve como objetivo geral ... -
A construção do conhecimento em comunidades rurais e a busca por uma educação do campo na região do tabaco
Mueller, Carla Cristiane (2015) [Dissertação]O presente texto é o resultado de uma pesquisa¹ que aborda a construção de conhecimentos em comunidades rurais da região do tabaco por meio da recuperação dos saberes locais, com o objetivo de promover um diagnóstico da ... -
A educação ambiental em instituições de ensino superior associadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas
Mahl, Cíntia Eliza (2020) [Dissertação]O presente trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico de ações ambientais nos eixos de ensino, pesquisa e extensão em instituições de ensino superior, associadas ao consórcio das universidades comunitárias do Rio ... -
Ensino de ciências e educação das relações étnico-raciais : relações discursivas, recontextualização e possibilidades de articulação a partir da Base Nacional Comum Curricular
Oliveira, Bruno Correia de (2020) [Dissertação]O propósito deste trabalho é investigar as relações discursivas entre Ensino de Ciências e Educação das Relações Étnico-raciais emergentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)/Ensino Fundamental e documentação curricular ... -
Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola
Alves, Maiara Rosa (2018) [Dissertação]Esta dissertação relata a experiência de um estudo realizado com alunas do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul, cuja finalidade foi promover o processo de ensino-aprendizagem com atividades ... -
A influência do estereótipo no interesse pelas carreiras científicas : da escola à universidade
Alves, Maiara Rosa (2022) [Tese]Este trabalho dedicou-se a discutir sobre a temática gênero na ciência, no que diz respeito aos estereótipos que permeiam o ambiente acadêmico, científico, tecnológico e acabam influenciando no interesse de meninos, meninas, ... -
Tecendo conexões entre o ensino de química e a alimentação através de um objeto de aprendizagem digital
Pedrolo, Caroline Rufino (2018) [Dissertação]Esta dissertação relata o desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem Digital de Química e a sua aplicação em um grupo de alunos do Ensino Médio. A pesquisa está centrada em quais efeitos um objeto de aprendizagem digital, ... -
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de ciências : análise de repositórios disponíveis
Gonçalves, Kelly Meinerz (2019) [Dissertação]Esta dissertação trata sobre o assunto Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), especialmente, analisando produtos educacionais para as disciplinas de Física e Química presentes nos repositórios digitais. ... -
O uso da internet por professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, para fomentar a pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica : estudo de caso em uma escola de Santa Catarina
Conceição, Simone da Silva (2022) [Tese]O objetivo da presente pesquisa é compreender, a partir da perspectiva da alfabetização científica, como a internet é utilizada por professores de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, como fonte de informação no auxílio ao ...