Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Autor "Fenner, Roniere dos Santos"
Resultados 1-9 de 9
-
Construção do conhecimento em Ciências : uma aplicação da linguagem de programação scratch para o pensamento computacional durante o ensino híbrido
Leal, Patrícia Engel (2022) [Dissertação]O presente estudo teve por finalidade analisar a aplicabilidade do uso de tecnologias digitais para a construção do conhecimento no ensino de Ciências durante o ensino híbrido. O objetivo primordial foi introduzir na ... -
Currículo de ciências da natureza : o processo de reconstrução do projeto político-pedagógico em escola pública de ensino médio e a formação de professores
Fenner, Roniere dos Santos (2014) [Tese]A presente pesquisa teve a intencionalidade em investigar se o processo de reconstrução do Projeto Político-Pedagógico na Escola Pública Estadual do Estado do Rio Grande do Sul contribui para a construção de um currículo ... -
O experienciar das práticas interdisciplinares na docência das Ciências da Natureza no ensino médio
Oliveira, Ana Paula Santellano de (2024) [Tese]A presente pesquisa tem como objetivo central compreender como as práticas interdisciplinares são experienciadas pelos professores da área das Ciências da Natureza no Ensino Médio e a pergunta catalisadora foi: como os ... -
A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza do Campus Litoral Norte da UFRGS
Tusset, Cristiane (2022) [Dissertação]A presente dissertação teve como principal objetivo analisar os impactos da formação docente interdisciplinar, na prática docente dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Litoral Norte da Universidade ... -
A interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza na perspectiva de duas escolas públicas da região do litoral norte do Rio Grande do Sul
Oliveira, Ana Paula Santellano de (2019) [Dissertação]A presente pesquisa teve a intenção de investigar um estudo realizado com seis professores da área das Ciências da Natureza do Ensino Médio de duas Escolas Públicas Estaduais, localizadas na Região Litoral Norte do RS, ... -
Letramento científico nos anos finais do ensino fundamental na perspectiva dos professores de ciências de três escolas municipais de Porto Alegre
Bertotti, Heidi Fernanda (2021) [Dissertação]A presente pesquisa teve por objetivo investigar e compreender o que pensam os professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental de três escolas da rede pública municipal de Porto Alegre sobre o letramento ... -
Possibilidades no ensino em Ciências da natureza a partir de bibliografia intitulada guia prático para estudos de biodiversidade para o nível médio
Aroni, Marilise Duarte Scherer (2023) [Dissertação]O trabalho trata da análise de conhecimentos científicos sobre o tema Biodiversidade de maneira contextualizada quanto aos diferentes ambientes brasileiros, em específico a região sul. São avaliadas as condições para ... -
Reflexões de especialistas da educação acerca da atuação do psicólogo nas escolas técnicas de Porto Alegre RS
Carvalho Junior, Carlos Pereira de (2024) [Dissertação]O objetivo deste estudo é investigar a concepção dos especialistas da educação referente o seu pensar/olhar de como seria a atuação de um psicólogo nas escolas técnicas de Porto Alegre. No ambiente educacional, no pensar ... -
Saberes tradicionais da comunidade quilombola de Casca : propostas de uma educação para as relações étnico-raciais no ensino de ciências
Santos, Manuella Mattos dos (2022) [Dissertação]Esta pesquisa teve como objetivo investigar quais saberes tradicionais da Comunidade Quilombola de Casca, localizada município de Mostardas/RS, podem ser valorizados no Ensino de Ciências em diferentes contextos escolares ...