Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Assunto "Aprendizagem baseada em problemas"
Resultados 1-9 de 9
-
Análise das percepções discentes e docentes sobre a contribuição da metodologia problem based learning (PBL) na formação de engenheiros civis
(2022) [Tese]Esta tese apresenta os resultados de uma investigação a respeito da metodologia Problem Based Learning (PBL), na qual os desafios são caminhos para a aprendizagem de novos conhecimentos e para o desenvolvimento de habilidades, ... -
A aprendizagem baseada em problemas e a construção de habilidades como ferramentas para o ensino-aprendizagem nas ciências da natureza
(2015) [Dissertação]Os recursos e avanços tecnológicos proporcionam enorme disponibilidade de meios de comunicação e acesso a informações. Essas novas possibilidades caracterizam a chamada “sociedade da informação”, na qual nos encontramos ... -
Aprendizagem baseada em problemas : uma estratégia para o ensino de química no ensino médio
(2016) [Dissertação]Nesta dissertação realizou-se uma pesquisa qualitativa sobre a aplicação das metodologias de Estudos de Caso e Resolução de Problemas no ensino de Química no Ensino Médio. A proposta teve como objetivos a mudança de postura ... -
Concepções acerca de obesidade e diabetes mellitus : a metodologia da problematização como uma proposta para educação em saúde
(2017) [Tese]Atualmente, faz-se necessário o repensar acerca de diferentes formas de ensinar saúde, desenvolvendo estratégias, utilizando diferentes metodologias e desenvolvendo materiais educativos. O processo de ensino-aprendizagem ... -
O ensino por investigação e seu impacto na aprendizagem de alunos do ensino médio de uma escola pública brasileira
(2014) [Dissertação]As escolas de ensino médio vem mantendo um ensino de Biologia de forma bastante teórica e pouco ligada a realidade do mundo que cerca o aluno. Atualmente espera-se que um aluno que saia do ensino médio atuando com autonomia, ... -
Experimentação investigativa em química no ensino médio e suas potencialidades para o exercício da argumentação e um ensino centrado no aluno
(2019) [Tese]A pesquisa em educação em Ciências vem recomendando atenção às práticas ar-gumentativas. O desafio é buscar atividades que estimulem esse tipo de prática para que os alunos falem Ciência, pois isso é considerado benéfico ... -
Formando espíritos científicos : epistemologia bachelardiana aplicada ao ensino de ciências na educação básica de Florianópolis - SC
(2020) [Tese]A Educação de crianças, adolescentes e jovens pressupõe mais do que transmitir conhecimentos, exige dos professores, orientarem as construções idiossincráticas formativas desses indivíduos, mostrando-lhes que podem ser ... -
A metodologia da problematização como estratégia pedagógica para o desenvolvimento profissional docente em educação para a sexualidade
(2020) [Tese]A Metodologia da Problematização (MP) tem sido muito usada em pesquisas da área da saúde e educação. É considerada uma estratégia pedagógica inovadora, de ensino e de aprendizagem, que favorece a formação de um profissional ... -
Prática de laboratório de química : estratégia ativa na construção do conhecimento dos estudantes do ensino médio
(2021) [Dissertação]A presente dissertação tratou sobre um estudo que relaciona a prática do Laboratório de Química como sendo uma estratégia ativa na construção do conhecimento dos estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola ...