Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente trabalho propõe uma discussão teórica sobre o ensino de geometria com uso de mídias digitais e apresenta a descrição e análise de uma prática pedagógica, realizada com alunos da EJA e alunos do nono ano do Ensino Fundamental. A prática foi fundamentada na Teoria da Engenharia Didática, em ambiente de geometria dinâmica, com o objetivo de investigar se o software Geogebra contribui para a construção dos conhecimentos geométricos com enfoque no estudo dos triângulos. A proposição das a ...
O presente trabalho propõe uma discussão teórica sobre o ensino de geometria com uso de mídias digitais e apresenta a descrição e análise de uma prática pedagógica, realizada com alunos da EJA e alunos do nono ano do Ensino Fundamental. A prática foi fundamentada na Teoria da Engenharia Didática, em ambiente de geometria dinâmica, com o objetivo de investigar se o software Geogebra contribui para a construção dos conhecimentos geométricos com enfoque no estudo dos triângulos. A proposição das atividades ocorreu numa abordagem construtivista, na qual o aluno, participando ativamente de sua aprendizagem mediante experimentação, faz suas análises intuitivas e investigativas e redefine suas idéias. A análise desta prática pedagógica enfatiza as dificuldades apresentadas pelos alunos, durante seu desenvolvimento, e pela professora, bem como as conquistas apresentadas pelos mesmos. Os resultados da experiência prática e da revisão teórica revelam que o trabalho pedagógico, realizado com auxílio de mídias digitais, constitui uma alternativa eficiente para o estudo de geometria. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License