Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarrasco, Lucia Helena Marquespt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Sonia Regina Prado dept_BR
dc.date.accessioned2011-09-03T06:01:48Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31627pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma discussão teórica sobre o ensino de geometria com uso de mídias digitais e apresenta a descrição e análise de uma prática pedagógica, realizada com alunos da EJA e alunos do nono ano do Ensino Fundamental. A prática foi fundamentada na Teoria da Engenharia Didática, em ambiente de geometria dinâmica, com o objetivo de investigar se o software Geogebra contribui para a construção dos conhecimentos geométricos com enfoque no estudo dos triângulos. A proposição das atividades ocorreu numa abordagem construtivista, na qual o aluno, participando ativamente de sua aprendizagem mediante experimentação, faz suas análises intuitivas e investigativas e redefine suas idéias. A análise desta prática pedagógica enfatiza as dificuldades apresentadas pelos alunos, durante seu desenvolvimento, e pela professora, bem como as conquistas apresentadas pelos mesmos. Os resultados da experiência prática e da revisão teórica revelam que o trabalho pedagógico, realizado com auxílio de mídias digitais, constitui uma alternativa eficiente para o estudo de geometria.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleEstudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783710pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples