Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHoppen, Carlospt_BR
dc.contributor.authorMoura, Leandro Subtilpt_BR
dc.date.accessioned2011-09-03T06:01:40Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31621pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo trazer a Metrologia para sala de aula, motivando os alunos no estudo da reta real, melhorar a compreensão da reta real e conhecer a Metrologia como ciência e área de trabalho, através de atividades elaboradas. As práticas ocorreram em uma escola estadual, localizada na zona sul de Porto Alegre, com alunos que frequentam a 8ª Série do ensino fundamental regular, no turno da tarde, no total de três encontros, sendo que cada encontro durou dois períodos de 50 minutos. As atividades consistem em padronizar medidas, perceber as diferenças entre instrumento digital e analógico com o intuito de transferir esta diferença para a reta e, ao realizar medições, os alunos percebam a necessidade de aproximar medidas usando o erro, além da construção da reta. Além de trazer todo o desenvolvimento das atividades realizadas na escola, este trabalho traz aspectos teóricos sobre a reta real, os conceitos que envolvem a Metrologia, o desenvolvimento histórico em busca da padronização do metro e a história da Metrologia no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this work is to devise activities that bring the concept of Metrology into the classroom. Our main objectives include motivating students to study the real line and presenting Metrology as a science and as a field of work. The students are eight-graders in a school ran by the state government in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. Our activities consisted of three meetings, each lasting two regular 50-minute time-slots. They were designed to address the following subjects: (1) the need of universally-accepted units to measure quantities; (2) the difference between analogical and digital measurements, and its connection with error estimates; (3) the construction of the real line based on successive approximations of real segments. This work contains a full report about these activities. Moreover, it includes theoretical aspects about the construction of the real line, a description of Metrology and of the many concepts associated with it, and a short survey of its development as a science in the world and in Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectMetrologyen
dc.subjectProfessores : Formacaopt_BR
dc.subjectReal lineen
dc.subjectMetrologiapt_BR
dc.subjectMathematical teachingen
dc.subjectNúmeros reaispt_BR
dc.titleA metrologia no ensino da reta realpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000784067pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples