O uso de uma abordagem de "core competences" na formulação de um "portfólio" de diversificação
View/ Open
Date
1997Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Master
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Diversificar os seus negócios é muitas vezes uma estratégia essencial para o desenvolvimento e a sobrevivência das empresas. Nenhuma empresa entretanto está apta a ingressar nos negócios em que bem queira, há sempre uma gama limitada de produtos e mercados em que ela pode oferecer valor e atuar competitivamente. 2e modo a formular uma estratégia de atuação consistente a identificação destes produtos e mercados deve partir necessariamente da avaliação do perfil de habilidades, conhecimentos e ex ...
Diversificar os seus negócios é muitas vezes uma estratégia essencial para o desenvolvimento e a sobrevivência das empresas. Nenhuma empresa entretanto está apta a ingressar nos negócios em que bem queira, há sempre uma gama limitada de produtos e mercados em que ela pode oferecer valor e atuar competitivamente. 2e modo a formular uma estratégia de atuação consistente a identificação destes produtos e mercados deve partir necessariamente da avaliação do perfil de habilidades, conhecimentos e experiências da empresa. Ainda neste perfil amplo, a tarefa fundamental consiste na identificação de quais são aquelas habilidades e conhecimentos em que a empresa mais se destaca ou seja, as suas "core competences", utilizando-as como um elo comum de sustentação competitiva entre os seus vários negócios. Este estudo apresenta um processo de planejamento da diversificação em uma empresa industrial utilizando suas "core competences" como principal elemento direcionador da busca de novos negócios. ...
Abstract
Diversify its business is, frequently, an essential strategy to the development and survival of the firms. No one firm, therefore, is able to enter any business that it wishes to: there is always a limited range of products and markets in which it might offer value and perform competitively. The identification of this range of products and markets have to start fundamentally from the evaluation of the skills, knowledge and expertise profile of the firm. Still in this profile, a fundamental task ...
Diversify its business is, frequently, an essential strategy to the development and survival of the firms. No one firm, therefore, is able to enter any business that it wishes to: there is always a limited range of products and markets in which it might offer value and perform competitively. The identification of this range of products and markets have to start fundamentally from the evaluation of the skills, knowledge and expertise profile of the firm. Still in this profile, a fundamental task consist in the identification of the areas in which the firm performs at its best, that is, its "core competences", using it as a common link of competitive sustainability among its various business. This study presents a diversification planning process in an industrial firm in which its "core competences" are the central driving element in the search for new business. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Collections
-
Applied and Social Sciences (6201)Administration (1976)
This item is licensed under a Creative Commons License
