Avaliando a eficiência das lojas da ECT do Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2000Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
É certo afirmar que muitas das organizações têm buscado aperfeiçoar seus processos, melhorar seu desempenho, ampliar seus mercados e principalmente medir seus resultados. O mercado postal, que teve como berço o setor estatal, diante das inúmeras transformações tecnológicas e o processo de globalização, tem conduzido as empresas que exploram o setor a se debaterem na busca de aperfeiçoamento das avaliações de seus desempenhos. As empresas postais do mundo inteiro têm procurado métodos capazes de ...
É certo afirmar que muitas das organizações têm buscado aperfeiçoar seus processos, melhorar seu desempenho, ampliar seus mercados e principalmente medir seus resultados. O mercado postal, que teve como berço o setor estatal, diante das inúmeras transformações tecnológicas e o processo de globalização, tem conduzido as empresas que exploram o setor a se debaterem na busca de aperfeiçoamento das avaliações de seus desempenhos. As empresas postais do mundo inteiro têm procurado métodos capazes de dar sustentação às suas práticas para garantia e ampliação de seus mercados. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, criada em 1969, configurada com muitas lojas similares em todo o Brasil, que prestam e comercializam um conjunto de produtos e serviços semelhantes, mas que utilizam recursos diversos em intensidade diferente, possui sua atual avaliação de desempenho das lojas centrada em um único fator econômico financeiro, denominado índice de receitas e despesas - RID. Esse índice não considera fatores que estão sendo utilizados pelas lojas, fora da visão financeira. Nesse ponto, considerada a importância e relevância do tema, é que surge a proposta de avaliar um conjunto de lojas da ECT do Rio Grande do Sul, através de modelagem matemática, utilizando uma técnica denominada data envelopment analysis - DEA (em português, análise envoltória de dados), que possibilita a inclusão de outras variáveis fora da visão econômica. Este trabalho tem como objetivos: (1) definir que variáveis podem ser utilizadas para a avaliação das lojas; (2) definir um conjunto de lojas similares, que executam as mesmas funções e que se diferenciam somente na intensidade da utilização dos recursos; (3) gerar, através da técnica, os resultados que podem ser obtidos a partir dos fatores quantitativos definidos e realizar análise de sensibilidades e ( 4) propiciar aos administradores um referencial para apoio à decisão. Espera-se que através da utilização da técnjca seja possível: (1) identificar fatores que sejam usados de forma distinta nas lojas; (2) identificar que práticas estão sendo utilizadas pelas lojas consideradas eficientes e que podem contribuir para as lojas não eficientes e (3) permitir a participação dos gestores locais na alteração e extensão do modelo levando em conta as características das lojas. ...
Abstract
It is right to affirm that many of the organizations have been looking for improving their pocesses, to improve their acting, to enlarge their markets, and mainly to measure their results. The postal market, that was created by the state sector, before the countless technological transformations and the global market process, has been Ieading the companies that explore the postal sector to discuss the searching of improvement of the evaluations of their actings. The postal companies of the whol ...
It is right to affirm that many of the organizations have been looking for improving their pocesses, to improve their acting, to enlarge their markets, and mainly to measure their results. The postal market, that was created by the state sector, before the countless technological transformations and the global market process, has been Ieading the companies that explore the postal sector to discuss the searching of improvement of the evaluations of their actings. The postal companies of the whole world have been seeking capable methods to support their practices for warranty and increase of their markets. The Brazilian Mail and Telegraphs Company - ECT, created in 1969, configured with similar agencies, here called Units, throughout Brazil, offer and trade a set of products and services, but use several resources in different intensities, possesses its current evaluation of acting of the Units centered only one financiai economical factor, denominadted index of revenues and Units, out ofthe view. In that point, considered the importance and relevance of the theme, it is when the pro posai of evaluating a set of Units of ECT of Rio Grande do Sul appears through mathematical modeling, using DEA data enveloprnent analysis, linear programming technique that makes possible the inclusion of another factors out of the economical view. This work has as objectives: (1) to define that factors can be used for the evaluation of the units; (2) to define a set of similar units, that develop the same functions and that only differ in the intensity of the use of the resources; (3) to generate, through the techinique, the results that can be obtained starting from the defined quantitative factors and to accomplish analysis of sensibilities and (4) to process provide information that can help managers in their decision's making. It is expected that through the use ofthecnique it can be possible: (1) to identifY factor that are used in different way in the units; (2) to identifY what pactices are being used by the units considered efficient and that can contribute to the units non efficient and (3) to allow the local manager's participation in the alteration and extension do model observing the features ofthe units. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Administração (1952)
Este item está licenciado na Creative Commons License