Fragmentação, textual e ruído : a estética techno na tipografia experimental
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Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Estima-se que mais de 90% dos designers gráficos utilizem tecnologia e softwares digitais em seu fluxo de trabalho (LINEARITY, 2023). Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma tipografia experimental inspirada no universo do techno, em sua estética sonora e visual, por meio de experimentações manuais, a fim de propor alternativas ao excesso de processos digitais no design gráfico. A partir da metodologia adaptada de Bruno Munari (1981), a pesquisa se fundamenta em referências ...
Estima-se que mais de 90% dos designers gráficos utilizem tecnologia e softwares digitais em seu fluxo de trabalho (LINEARITY, 2023). Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma tipografia experimental inspirada no universo do techno, em sua estética sonora e visual, por meio de experimentações manuais, a fim de propor alternativas ao excesso de processos digitais no design gráfico. A partir da metodologia adaptada de Bruno Munari (1981), a pesquisa se fundamenta em referências conceituais e visuais do estilo musical, traduzindo esses elementos em formas tipográficas. Durante o processo, foram realizados diversos testes manuais com materiais físicos, explorando interferências, texturas e distorções. Como resultado, desenvolveu-se um alfabeto experimental, que posteriormente foi validado em aplicações gráficas por diferentes designers, contextos e propósitos. O trabalho contribui para expandir os limites da tipografia, propondo-a como linguagem sensorial e artística, além de reforçar a importância de práticas autorais no fortalecimento do repertório criativo e no desenvolvimento profissional do designer gráfico. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Especialização em Design Gráfico.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3567)
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