Oito : redesenho da identidade visual e do sistema de sinalização do Parque Oito Cachoeiras - São Francisco de Paula/RS
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto de redesenho da identidade visual e do sistema de sinalização do Parque das Oito Cachoeiras, localizado em São Francisco de Paula/RS. Partindo da constatação de que a comunicação visual atual do parque não aborda todo potencial da marca, e compromete a experiência dos visitantes quanto à orientação, segurança e percepção de marca. A proposta procura uma abordagem estratégica e sensível ao contexto natural, social e cultural do parque, consi ...
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto de redesenho da identidade visual e do sistema de sinalização do Parque das Oito Cachoeiras, localizado em São Francisco de Paula/RS. Partindo da constatação de que a comunicação visual atual do parque não aborda todo potencial da marca, e compromete a experiência dos visitantes quanto à orientação, segurança e percepção de marca. A proposta procura uma abordagem estratégica e sensível ao contexto natural, social e cultural do parque, considerando também as diretrizes normativas para sinalização de trilhas e os princípios da biomimética como referência projetual. A metodologia baseia-se na análise de três principais frentes: o local, o público-alvo e referências projetuais (visuais, naturais e normativas), culminando em soluções que expressam uma identidade visual contemporânea e funcional. O sistema de sinalização foi dividido entre sinalização institucional e sinalização de trilhas, com soluções pensadas para resistência ambiental, clareza de leitura e acessibilidade — especialmente considerando pessoas com daltonismo. Como reforço da experiência e da identidade de marca, também foi implementada uma estratégia de gamificação, promovendo o engajamento dos visitantes por meio de colecionáveis físicos relacionados às trilhas percorridas. O nível de detalhamento adotado na proposta é de estudo preliminar, limitando-se ao desenho das peças de sinalização, indicando cor e materialidade, criando a compreensão das técnicas utilizadas, apropriação do conceito e visualização do sistema como um todo. O projeto alia design gráfico, experiência do usuário e estratégias de marca-lugar, propondo um redesenho que contribua para a valorização do parque como destino turístico e espaço de vivência em meio à natureza. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Especialização em Design Gráfico.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3567)
Este item está licenciado na Creative Commons License


