Impacto de estratégias de desenviesamento e oportunidades de prática na acurácia diagnóstica do transtorno depressivo maior
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A avaliação diagnóstica é um aspecto essencial da prática clínica baseada em evidências em psicologia, sendo um subsídio fundamental para a escolha de tratamentos e o estabelecimento de expectativas sobre a sua eficácia. No contexto do transtorno depressivo maior (TDM), apesar de ser este um transtorno mental bem conhecido e com grandes impactos sobre a vida de indivíduos e comunidades, a avaliação diagnóstica ainda enfrenta importantes desafios, incluindo baixos níveis de fidedignidade entre a ...
A avaliação diagnóstica é um aspecto essencial da prática clínica baseada em evidências em psicologia, sendo um subsídio fundamental para a escolha de tratamentos e o estabelecimento de expectativas sobre a sua eficácia. No contexto do transtorno depressivo maior (TDM), apesar de ser este um transtorno mental bem conhecido e com grandes impactos sobre a vida de indivíduos e comunidades, a avaliação diagnóstica ainda enfrenta importantes desafios, incluindo baixos níveis de fidedignidade entre avaliadores quando métodos tradicionais de avaliação são utilizados. Na presente tese, adaptou-se uma intervenção breve de desenviesamento cognitivo, em formato de vídeo, para o contexto do TDM, e investigou-se a sua eficácia na melhoria da acurácia diagnóstica de psicólogos brasileiros. Também se investigou a contribuição da disponibilidade de feedback relevante nos ambientes de prática diagnóstica prévia para o aumento da acurácia dos julgamentos diagnósticos desses profissionais. No artigo 1 relata-se o processo de adaptação da intervenção, que teve seu conteúdo avaliado iterativamente por experts brasileiros, a fim de maximizar a sua adequação ao contexto. O artigo 2 investigou a eficácia da intervenção, bem como os efeitos da disponibilidade de feedback nos ambientes de prática diagnóstica, através de um estudo randomizado online em que psicólogos clínicos brasileiros avaliaram vinhetas de pacientes com possível TDM. A intervenção obteve resultados positivos em aproximar as estimativas de probabilidade dos clínicos do critério normativo utilizado para esses julgamentos, mas não em melhorar a acurácia geral das hipóteses diagnósticas formuladas por esses clínicos. Indivíduos que apresentaram maiores picos de disponibilidade de feedback ao longo da carreira obtiveram maiores índices de acurácia diagnóstica, bem como aqueles que apresentaram uma diminuição da rememoração de critérios diagnósticos após os períodos de pico desses comportamentos. Implicações para a prática, formação profissional e pesquisas futuras são discutidas. ...
Abstract
Diagnostic assessment is an essential aspect of evidence-based clinical practice in psychology, being fundamental for choosing treatments and establishing expectations about their effectiveness. In the context of major depressive disorder (MDD), despite being a well-known mental disorder with major impacts on the lives of individuals and communities, diagnostic assessment still faces significant challenges, including low levels of inter-rater reliability when traditional assessment methods are ...
Diagnostic assessment is an essential aspect of evidence-based clinical practice in psychology, being fundamental for choosing treatments and establishing expectations about their effectiveness. In the context of major depressive disorder (MDD), despite being a well-known mental disorder with major impacts on the lives of individuals and communities, diagnostic assessment still faces significant challenges, including low levels of inter-rater reliability when traditional assessment methods are used. In this thesis, a brief cognitive debiasing intervention, in video format, was adapted to the context of MDD, and its effectiveness in improving the diagnostic accuracy of Brazilian psychologists was investigated. We also investigated whether the presence of relevant feedback in practice environments contributes to the accuracy of diagnostic judgments made by these professionals. Article 1 reports the process of adapting the intervention, which had its content iteratively evaluated by Brazilian experts in order to maximize its suitability to the context. Article 2 investigated the effectiveness of the intervention, as well as the effects of the availability of relevant feedback in previous diagnostic practice environments, through an online randomized controlled trial in which Brazilian clinical psychologists evaluated vignettes of patients with possible MDD. The intervention obtained positive results in bringing clinicians’ probability estimates closer to the normative criteria used for these judgments, but did not improve the overall accuracy of the diagnostic hypotheses formulated by these clinicians. Individuals who presented greater peaks of feedback availability throughout their career obtained higher rates of diagnostic accuracy, as did those who presented a decrease in the recall of diagnostic criteria after the peak periods of these behaviors. Implications for practice, professional training, and future research are discussed. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Coleções
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Ciências Humanas (7972)Psicologia (745)
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