Matemática na educação infantil : possibilidades e desafios docentes a partir da Base Nacional Comum Curricular
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Tipo
Outro título
Mathematics in childhood education : possibilities and challenges to the teacher based on the National Curricular Common Base
Matemáticas en la educación infantil : posibilidades y desafíos de la enseñanza a partir de la Base Común del Currículo Nacional
Assunto
Resumo
O debate sobre a introdução do Pensamento Computacional (PC) em atividades curriculares se intensificou com sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular. No entanto, ainda não há diretrizes específicas de como efetivamente integrar o PC ao currículo escolar. Este trabalho teve como objetivo compreender como professores de Matemática e Informática dos anos finais do ensino básico se apropriaram e mobilizaram os conhecimentos de um curso de formação em PC. Foi realizado um estudo quali-quantita ...
O debate sobre a introdução do Pensamento Computacional (PC) em atividades curriculares se intensificou com sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular. No entanto, ainda não há diretrizes específicas de como efetivamente integrar o PC ao currículo escolar. Este trabalho teve como objetivo compreender como professores de Matemática e Informática dos anos finais do ensino básico se apropriaram e mobilizaram os conhecimentos de um curso de formação em PC. Foi realizado um estudo quali-quantitativo descritivo com 49 professores, com análise de suas produções e falas. O estudo mostrou que os professores estão cientes da necessidade de trabalhar conceitos do PC com os alunos, apesar da dificuldade de integrar tais conceitos em atividades curriculares. Nos projetos realizados, os melhores resultados foram alcançados quando professores de Matemática e Informática trabalharam em conjunto. ...
Abstract
This article aimed to relate theoretical evidence on early numerical skills with what is predicted by the National Curricular Common Base for Early Childhood Education. The document specified objectives regarding numbers, relations and operations. These, however, do not reach the potential of mathematical knowledge present in children's daily lives. It was also found a lack of possibilities for reflection, problematization and, above all, theoretical foundations on number sense in the BNCC-EI. ...
This article aimed to relate theoretical evidence on early numerical skills with what is predicted by the National Curricular Common Base for Early Childhood Education. The document specified objectives regarding numbers, relations and operations. These, however, do not reach the potential of mathematical knowledge present in children's daily lives. It was also found a lack of possibilities for reflection, problematization and, above all, theoretical foundations on number sense in the BNCC-EI. It was discussed the relevance of these aspects for the instrumentalization of a mediatingteacher, able to build new objectives and strategies for teaching that connect mathematics to the multiple experiences of children. ...
Resumen
Este artículo se propuso relacionar las evidencias señaladas en la literatura con lo que es previsto en la Base Común del Currículo Nacional para la Educación Infantil. El documento especifica objetivos sobre números, relaciones y operaciones. Estos no abarcan la riqueza de conocimientos matemáticos presentes en la vida cotidiana de los niños. También faltan reflexión, problematización y, sobre todo, una base teórica para la aritmética en el BNCC-EI. Se discutió la relevancia de estos aspectos ...
Este artículo se propuso relacionar las evidencias señaladas en la literatura con lo que es previsto en la Base Común del Currículo Nacional para la Educación Infantil. El documento especifica objetivos sobre números, relaciones y operaciones. Estos no abarcan la riqueza de conocimientos matemáticos presentes en la vida cotidiana de los niños. También faltan reflexión, problematización y, sobre todo, una base teórica para la aritmética en el BNCC-EI. Se discutió la relevancia de estos aspectos para la formación de un profesor mediador, capaz de construir nuevos objetivos y estrategias de enseñanza que conecten las matemáticas con las múltiples experiencias de los niños. ...
Contido em
Revista e-Curriculum. São Paulo, SP. Vol. 23, (2025), p. 1-27
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências Humanas (7695)
Este item está licenciado na Creative Commons License


