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dc.contributor.authorHolzmann, Kamila Kniphoff Jandreypt_BR
dc.contributor.authorLuna, Fabiana de Miranda Rochapt_BR
dc.contributor.authorWeber, Raquel Elisapt_BR
dc.contributor.authorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-26T07:59:58Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.issn1809-3876pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/299292pt_BR
dc.description.abstractO debate sobre a introdução do Pensamento Computacional (PC) em atividades curriculares se intensificou com sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular. No entanto, ainda não há diretrizes específicas de como efetivamente integrar o PC ao currículo escolar. Este trabalho teve como objetivo compreender como professores de Matemática e Informática dos anos finais do ensino básico se apropriaram e mobilizaram os conhecimentos de um curso de formação em PC. Foi realizado um estudo quali-quantitativo descritivo com 49 professores, com análise de suas produções e falas. O estudo mostrou que os professores estão cientes da necessidade de trabalhar conceitos do PC com os alunos, apesar da dificuldade de integrar tais conceitos em atividades curriculares. Nos projetos realizados, os melhores resultados foram alcançados quando professores de Matemática e Informática trabalharam em conjunto.pt_BR
dc.description.abstractThis article aimed to relate theoretical evidence on early numerical skills with what is predicted by the National Curricular Common Base for Early Childhood Education. The document specified objectives regarding numbers, relations and operations. These, however, do not reach the potential of mathematical knowledge present in children's daily lives. It was also found a lack of possibilities for reflection, problematization and, above all, theoretical foundations on number sense in the BNCC-EI. It was discussed the relevance of these aspects for the instrumentalization of a mediatingteacher, able to build new objectives and strategies for teaching that connect mathematics to the multiple experiences of children.en
dc.description.abstractEste artículo se propuso relacionar las evidencias señaladas en la literatura con lo que es previsto en la Base Común del Currículo Nacional para la Educación Infantil. El documento especifica objetivos sobre números, relaciones y operaciones. Estos no abarcan la riqueza de conocimientos matemáticos presentes en la vida cotidiana de los niños. También faltan reflexión, problematización y, sobre todo, una base teórica para la aritmética en el BNCC-EI. Se discutió la relevancia de estos aspectos para la formación de un profesor mediador, capaz de construir nuevos objetivos y estrategias de enseñanza que conecten las matemáticas con las múltiples experiencias de los niños.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista e-Curriculum. São Paulo, SP. Vol. 23, (2025), p. 1-27pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectNational Curricular Common Baseen
dc.subjectEarly mathematicsen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematical opportunitiesen
dc.subjectEducación infantiles
dc.subjectBase Común del Currículo Nacionales
dc.subjectLas matemáticas inicialeses
dc.subjectOportunidades matemáticases
dc.titleMatemática na educação infantil : possibilidades e desafios docentes a partir da Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.title.alternativeMathematics in childhood education : possibilities and challenges to the teacher based on the National Curricular Common Baseen
dc.title.alternativeMatemáticas en la educación infantil : posibilidades y desafíos de la enseñanza a partir de la Base Común del Currículo Nacionales
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001296560pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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