Princípios do DUA e práticas do CELTA : possibilidades inclusivas para além do ensino de Inglês
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este artigo propõe uma análise reflexiva de práticas pedagógicas vivenciadas no contexto da certificação CELTA, interpretadas à luz dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Com fundamentação em revisão bibliográfica e abordagem qualitativa e exploratória, busca-se evidenciar como metodologias utilizadas no ensino de inglês podem ser adaptadas a diferentes disciplinas, promovendo inclusão, acessibilidade e engajamento. A partir da articulação entre os três princípios do DUA ...
Este artigo propõe uma análise reflexiva de práticas pedagógicas vivenciadas no contexto da certificação CELTA, interpretadas à luz dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Com fundamentação em revisão bibliográfica e abordagem qualitativa e exploratória, busca-se evidenciar como metodologias utilizadas no ensino de inglês podem ser adaptadas a diferentes disciplinas, promovendo inclusão, acessibilidade e engajamento. A partir da articulação entre os três princípios do DUA e estratégias do CELTA, o estudo sugere caminhos concretos para tornar a educação mais atenta e responsiva às características únicas de cada estudante em cenários variados. ...
Abstract
This article presents a reflective analysis of pedagogical practices experienced within the context of the CELTA certification, interpreted in light of the Universal Design for Learning (UDL) principles. Adopting a qualitative and exploratory approach, grounded in a literature review, the research aims to highlight how methodologies commonly used in English language teaching can be adapted to various disciplines to promote inclusion, accessibility, and student engagement. By articulating the th ...
This article presents a reflective analysis of pedagogical practices experienced within the context of the CELTA certification, interpreted in light of the Universal Design for Learning (UDL) principles. Adopting a qualitative and exploratory approach, grounded in a literature review, the research aims to highlight how methodologies commonly used in English language teaching can be adapted to various disciplines to promote inclusion, accessibility, and student engagement. By articulating the three core principles of UDL in conjunction with CELTA strategies, the study emphasizes practical possibilities for providing an education that is more responsive to the diverse needs and identities of learners across different contexts. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação especial e processos inclusivos para a educação escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (2041)
Este item está licenciado na Creative Commons License


