O atendimento educacional especializado de alunos com deficiência visual na rede municipal de ensino de Porto Alegre - RS
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem por objeto de estudo o Atendimento Educacional Especializado realizado para alunos com deficiência visual no contexto da Rede Municipal de Ensino de Porto alegre – RS. Discorrerá sobre aspectos conceituais que envolvem essa deficiência e sua definição nos marcos legais oficiais. Relatará o processo histórico de criação das Salas de Integração e Recursos (SIR), em particular a SIR Visual. Explicitará como ocorre o atendimento dos alunos nessa sala, desde o encaminhamento, ...
O presente trabalho tem por objeto de estudo o Atendimento Educacional Especializado realizado para alunos com deficiência visual no contexto da Rede Municipal de Ensino de Porto alegre – RS. Discorrerá sobre aspectos conceituais que envolvem essa deficiência e sua definição nos marcos legais oficiais. Relatará o processo histórico de criação das Salas de Integração e Recursos (SIR), em particular a SIR Visual. Explicitará como ocorre o atendimento dos alunos nessa sala, desde o encaminhamento, avaliação e elaboração do plano de atendimento. Discutirá os benefícios e desafios que provêm desse serviço de apoio, visando à inclusão escolar plena dos alunos com deficiência visual. ...
Abstract
This paper aims to study the Specialized Educational Services provided to visually impaired students in the context of the Municipal School System of Porto Alegre, RS. It will discuss conceptual aspects involving this disability and its definition in official legal frameworks. It will report on the historical process of creating the Integration and Resource Rooms (SIR), in particular the Visual SIR. It will explain how students are served in this room, from referral, assessment and preparation ...
This paper aims to study the Specialized Educational Services provided to visually impaired students in the context of the Municipal School System of Porto Alegre, RS. It will discuss conceptual aspects involving this disability and its definition in official legal frameworks. It will report on the historical process of creating the Integration and Resource Rooms (SIR), in particular the Visual SIR. It will explain how students are served in this room, from referral, assessment and preparation of the service plan. It will discuss the benefits and challenges that arise from this support service, aiming at the full school inclusion of visually impaired students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação especial e processos inclusivos para a educação escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (2041)
Este item está licenciado na Creative Commons License


