Matemática e inclusão : DUA e trabalho colaborativo, duas estratégias facilitadoras da aprendizagem matemática
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este artigo propôs-se a analisar como as temáticas Trabalho Colaborativo e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) vêm sendo apresentadas na literatura científica. A investigação estrutura-se a partir de uma revisão bibliográfica qualitativa que analisa estratégias para promover a aprendizagem matemática de todos os estudantes, incluindo aqueles considerados público-alvo da Educação Especial. O estudo destaca a articulação entre o Trabalho Colaborativo e o DUA como abordagens que favorece ...
Este artigo propôs-se a analisar como as temáticas Trabalho Colaborativo e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) vêm sendo apresentadas na literatura científica. A investigação estrutura-se a partir de uma revisão bibliográfica qualitativa que analisa estratégias para promover a aprendizagem matemática de todos os estudantes, incluindo aqueles considerados público-alvo da Educação Especial. O estudo destaca a articulação entre o Trabalho Colaborativo e o DUA como abordagens que favorecem a equidade educacional e melhoram o desempenho acadêmico, a participação efetiva dos estudantes, suas relações interpessoais, a convivência com as diferenças. ...
Abstract
This article aimed to analyze how the themes Collaborative Work and Universal Design for Learning (UDL) have been studied/presented in the scientific literature. The investigation is structured as a qualitative literature review that examines strategies to promote mathematics learning for all students, including those considered the target audience of special education. The study highlights the connection between Collaborative Work and UDL as approaches that foster educational equity and improv ...
This article aimed to analyze how the themes Collaborative Work and Universal Design for Learning (UDL) have been studied/presented in the scientific literature. The investigation is structured as a qualitative literature review that examines strategies to promote mathematics learning for all students, including those considered the target audience of special education. The study highlights the connection between Collaborative Work and UDL as approaches that foster educational equity and improve academic performance, students’ active participation, their interpersonal relationships, and coexistence with differences. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação especial e processos inclusivos para a educação escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (2041)
Este item está licenciado na Creative Commons License


