Audiodescrição no ensino comum : uma abordagem a partir do desenho universal para a aprendizagem
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Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Esta pesquisa consiste em uma análise da audiodescrição como estratégia para fomentar múltiplos modos de aprendizagem no ensino comum, pautando-se nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Utilizando uma metodologia qualitativa, o estudo investiga a produção acadêmica relacionada à escolarização de pessoas com deficiência visual, identificando que há poucas pesquisas voltadas à audiodescrição no contexto educacional. Os resultados analisam a integração da audiodescrição aos ...
Esta pesquisa consiste em uma análise da audiodescrição como estratégia para fomentar múltiplos modos de aprendizagem no ensino comum, pautando-se nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Utilizando uma metodologia qualitativa, o estudo investiga a produção acadêmica relacionada à escolarização de pessoas com deficiência visual, identificando que há poucas pesquisas voltadas à audiodescrição no contexto educacional. Os resultados analisam a integração da audiodescrição aos preceitos do DUA, especificamente ao planejamento de ações para diversificação dos modos de percepção dos conteúdos escolares. Defende-se a audiodescrição associada ao DUA como uma forma de promover a inclusão escolar e qualificar as práticas pedagógicas para todos. ...
Abstract
This research consists of an analysis of audio description as a strategy to foster multiple modes of learning in regular education, based on the principles of Universal Design for Learning (UDL). Using a qualitative methodology, the study investigates the academic production related to the education of people with visual impairments, identifying that there are few studies focused on audio description in the educational context. The results analyze the integration of audio description with the p ...
This research consists of an analysis of audio description as a strategy to foster multiple modes of learning in regular education, based on the principles of Universal Design for Learning (UDL). Using a qualitative methodology, the study investigates the academic production related to the education of people with visual impairments, identifying that there are few studies focused on audio description in the educational context. The results analyze the integration of audio description with the principles of UDL, specifically in planning actions for diversifying the modes of perception of school content. It advocates for audio description associated with UDL as a way to promote school inclusion and enhance teaching practices for all. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação especial e processos inclusivos para a educação escolar.
Coleções
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Ciências Humanas (2041)
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